São Paulo, terça-feira, 14 de setembro de 2004

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PROPAGANDA

Peça de Duda Mendonça apresentou imagem usada por concorrente

Comercial faz Coca ameaçar AmBev

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um erro de produção criou uma "saia justa" entre a Coca-Cola e a AmBev na última semana e ainda pode parar na Justiça. No centro do mal-entendido estão cenas semelhantes presentes em filmes publicitários de marcas concorrentes das duas empresas. O qüiproquó só foi resolvido na sexta-feira, e a Coca ainda mantinha, até o final da tarde de ontem, a ameaça de adotar medidas judiciais contra os responsáveis.
O problema está nas imagens utilizadas pelo guaraná Zon, da AmBev, em sua última propaganda veiculada durante a semana passada. Há três cenas desse filme que são "idênticas", diz a Coca, àquelas que foram utilizadas pela empresa na campanha do evento de música Coca-Cola Vibezone, que acontece em abril e maio.
No comando da campanha do produto da AmBev está a agência Duda Mendonça, do publicitário de mesmo nome, que ainda atende as contas do guaraná Antarctica desde a semana passada. A produtora do filme em questão é a Zero Filmes. Do outro lado está a agência McCann-Erickson, que tem a conta de mídia da Coca e que comandou, em 2003, a campanha do evento musical ao lado da mesma Zero Filmes.
O que aconteceu foi que a produtora disponibilizou determinadas cenas para a agência, a serem usadas na campanha do novo guaraná Zon, mas que já haviam sido utilizadas pela Coca no filme do evento musical. Foram consideradas cópias as cenas em que uma gota escorre por um corpo, o momento em que uma pele se arrepia e outro em que um olho é filmado em primeiro plano. A duração de cada é de 1 segundo.
"Eu tenho a ingenuidade de acreditar que isso aconteceu sem má-fé. Mas é difícil acreditar que os envolvidos não sabiam de nada", diz Cláudia Colaferro, diretora de marketing da Coca-Cola, empresa com 38,7% do mercado. O guaraná Antarctica tem 8,2%.
"Apoderaram-se de um bem que era nosso. Isso não vai ficar assim, não. Vamos levantar informações hoje [ontem] para verificar se o filme foi alterado e, dependendo, vamos ao Conar ou à Justiça", afirma ela. O Conar é o Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária. A Justiça pode ser acionada sob a acusação de infração aos direitos autorais.
Procurada, a agência Duda Mendonça admitiu a falha e pediu desculpas pelo fato. Mas acredita que a importância dada ao fato pela Coca é "desproporcional" ao tamanho da falha. Já a produtora não se manifestou sobre o caso. Tanto a agência como a própria AmBev aprovaram a campanha.


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