UOL


São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVIDADE

Rentabilidade fica maior

Ortanique é citro que produz fora de época

DA REDAÇÃO

Outubro é um mês em que há poucos frutos cítricos no mercado e, por isso, é uma época em que eles alcançam altos preços. Nesse contexto, a ortanique, uma cultivar cítrica híbrida entre laranja e tangerina, aparece como boa alternativa ao produtor, que pode obter maior rentabilidade.
A cultivar foi importada há quatro anos via Uruguai -ela é originária da Jamaica- e implantada no país desde então pela Embrapa Clima Temperado com produtores parceiros em Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. Eles já estão na segunda colheita.
"A produtividade hoje é de duas toneladas por hectare, mas o potencial é de 40 toneladas por hectare a partir do sexto ou sétimo ano", afirmou Roberto Pedroso de Oliveira, 37, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A combinação entre esse potencial à produção fora da época despertou o interesse de agricultores, principalmente de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

A fruta
Quando está madura, a ortanique -ou tangor- tem um sabor bem doce, balanceado com a acidez. Seu tamanho é de médio a grande, com um achatamento semelhante ao da tangerina.
Ela é muito abundante de suco, geralmente 50% de seu peso total. Além disso, se plantada sem cultivares polinizadores próximos, a ortanique não tem semente.
A coloração atualmente obtida nos pomares do Rio Grande do Sul é um alaranjado forte, quase avermelhado. Segundo Oliveira, da Embrapa, isso se deve ao clima mais ameno das regiões onde ela é produzida. "A diferença entre as temperaturas diurna e noturna dá cor à laranja e ao citro."
Por isso, segundo o pesquisador, a fruta seria obtida com cor semelhante se fosse produzida em Capão Bonito (sul de SP), região com temperaturas mais amenas do que Ribeirão Preto, grande pólo produtor. "Em Ribeirão, a produtividade poderia ser maior, mas em Capão Bonito é que a cor fica superior." (FABÍOLA SALANI)


Texto Anterior: Governo federal libera 21,5% do que prometeu
Próximo Texto: Agrotóxico: Devolução de embalagem cresce 40%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.