São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004

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FAST FOOD

Empresa muda logotipo e lança campanha no Reino Unido em que afirma oferecer alimentos mais saudáveis

McDonald's substitui "M" por interrogação

DA REDAÇÃO

O McDonald's lançará amanhã, no Reino Unido, uma campanha publicitária em que abrirá mão do tradicional logotipo com a letra "M" e utilizará no lugar um ponto de interrogação em amarelo. A notícia foi publicada ontem por jornais britânicos e confirmada pela cadeia de lanchonetes.
A mudança, de acordo com a imprensa, está relacionada à recente guinada da marca americana para alimentos mais saudáveis, em detrimento do tradicional "junk food" oferecido.
Esse realinhamento tem impulsionado as vendas da empresa, que ontem divulgou resultados melhores que o esperado no terceiro trimestre. Apenas em setembro, as vendas registraram ganho de 10,6% -nas lojas abertas há mais de 13 meses- nos EUA e de 7,3%, nesse mesmo tipo de comparação, no mundo inteiro.
Nos três meses de julho a setembro, as vendas cresceram 8,5% nos EUA e 5,8% no mundo, segundo divulgou a empresa.
Os ganhos no mercado americano, no entanto, foram ofuscados em parte pelo desempenho tímido na Europa, onde o McDonald's registrou vendas estáveis no terceiro trimestre.
A rede, porém, disse que a mudança no cardápio -nem a nova campanha- não tem relação, por exemplo, com a queda de 71% no lucro dos mais de 750 restaurantes da rede no Reino Unido no ano passado. Nem com o recente filme "Super Size Me - A Dieta do Palhaço", em que o diretor americano Morgan Spurlock relata os efeitos nocivos em sua saúde após passar 30 dias se alimentando só nas lojas da rede nos EUA.
"Essas campanhas levam tanto tempo de planejamento que é equivocado dizer que estamos respondendo a tais coisas", afirmou ao jornal britânico "The Guardian" a porta-voz do McDonald's no Reino Unido, Amanda Pierce. "Estamos aqui há 30 anos e muito mudou", disse Pierce.
Segundo a porta-voz, a intenção com o ponto de interrogação é dizer: "Este é o McDonald's, mas não como você o conhece".
O diretor de marketing da cadeia americana no Reino Unido, John Hawkes, afirmou que a idéia com a campanha é oferecer "lanches saborosos que eram surpreendentes ao McDonald's".
A campanha prevê ainda um display de mesa com fotos de saladas e frutas, todas próximas ao ponto de interrogação, e a distribuição para 17 milhões de lares de cardápios com os novas opções de lanche, de acordo com o publicado pelo "Guardian".

Brasil
A assessoria de imprensa do McDonald's no Brasil informou que a utilização de um ponto de interrogação na publicidade da empresa é uma decisão da operação britânica da companhia.
No Brasil, de acordo com a assessoria, não há indicação de estratégia semelhante. Mas a operação nacional do McDonald's lançou recentemente um produto no intuito de tornar o cardápio mais saudável, seguindo tendência de caráter mundial que impulsionou as vendas da empresa nos últimos meses.
Desde o último dia 7, a empresa vende um lanche que, além do sanduíche tradicional, pode incluir queijo, maçã, iogurte, goiabada e um achocolatado.


Com agências internacionais

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