São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Empresário investe US$ 4,5 bi em siderúrgica no Maranhão

O empresário do setor de metais Raimundo Pessoa, ex-presidente da Companhia Paraibuna de Metais, anuncia nos próximos dias o investimento de US$ 4,5 bilhões na construção da segunda maior siderúrgica do país.
Trata-se da CSM (Companhia Siderúrgica do Mearim), que será instalada no município de Bacabeira, no Maranhão. A cidade fica próxima ao rio Mearim, onde será construído um porto que representará investimentos de cerca de US$ 100 milhões.
O projeto da siderúrgica começa a ser apresentado na próxima terça-feira em audiências públicas nas sedes das prefeituras maranhenses que serão atingidas pelo projeto.
A usina terá capacidade de produção de 10 milhões de toneladas de placas, chapas e bobinas de aço.
Esse total será atingido em três etapas de 3,5 milhões de toneladas cada e a produção será voltada exclusivamente para o mercado externo.
Raimundo Pessoa é hoje acionista controlador da Aurizônia Empreendimentos, uma holding com investimentos em petróleo, mineração e análise de hidrocarbonetos. A siderúrgica estará ligada à Aurizônia.
O projeto da siderúrgica está a cargo da Andrade Gutierrez. A usina estará integrada ao Terminal Portuário do Mearim, cuja autorização para construção já foi dada pela Capitania dos Portos do Maranhão. O terminal fica a 8 quilômetros da usina e está a 40 quilômetros da foz.
O minério de ferro consumido pelo projeto será fornecido pela Vale do Rio Doce. Há especulações no mercado de que a Vale seria acionista minoritária da nova siderúrgica.
O prazo previsto para toda a obra -porto e usina siderúrgica- é de 48 meses, o que significa que, em 2012, a usina deverá entrar em funcionamento.
Raimundo Pessoa já solicitou às autoridades estaduais do Maranhão as licenças ambientais tanto para a construção da usina como do porto de Mearim.

ESPAÇO
A Yuny Incorporadora, antiga Quality DI, adquiriu novos terrenos nas regiões do Ibirapuera, Berrini, Vila Romana, Tatuapé e Vila Carrão em SP, para empreendimentos comerciais e residenciais. A incorporadora espera fechar 2007 com VGV de R$ 850 milhões, cinco vezes superior ao valor registrado em 2006.

PROTESTADOS
Em setembro, a apresentação de títulos no Serviço Central de Protesto de Títulos foi a mais baixa em todo o ano. Foram apenas 169.332 títulos, contra 204.991 em agosto. O dado é de pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos Seção São Paulo junto aos dez tabeliães de protesto da capital.

FRONTEIRAS

A grife brasileira de acessórios Victor Hugo abre as portas na Europa. A estréia será neste mês, com a inauguração de uma "master franquia" no shopping Vasco da Gama, em Lisboa, Portugal. Em três anos, a rede pretende ter seis lojas nas principais cidades portuguesas, além da entrada em lojas de departamento com corners e a comercialização de produtos em butiques multimarcas. O investimento será de cerca de 5 milhões. O plano de internacionalização da Victor Hugo começou em 2005, quando a marca abriu franquia em Nova York.

RECEITA

As panelas Staub, que têm o chef francês Paul Bocuse como principal garoto-propaganda, já são vendidas em São Paulo. Quem trouxe as panelas para o Brasil não foi uma loja do circuito Jardins-Gabriel Monteiro da Silva, mas uma da rua 25 de Março. Fundada há mais de cem anos, a Doural trouxe ao país mais de 30 modelos da marca em diferentes cores. "A Staub é voltada aos grandes chefs. Já há público no Brasil", diz Fernando Assad Abdala, da quarta geração da família de detém a Doural. Uma unidade da Staub pode custar R$ 800.

AQUECIMENTO
A Caixa Econômica Federal fechou o patrocínio do Verão Espetacular, um conjunto de provas esportivas que se realiza de novembro a março. O evento era patrocinado pelo Banco do Brasil. Serão 15 provas de modalidades que incluem natação, ciclismo, corrida, futebol de areia, futsal e bicicross, entre outras.

NOVO BANCO
O presidente da Mellon no Brasil, Zeca Oliveira, recebe, na quinta, mil convidados no Morro da Urca (RJ) para comemorar os dez anos da Mellon no Brasil e a fusão com o Bank of New York. Zeca anuncia que a Mellon passa a oferecer serviços bancários a partir de 2008 e uma expectativa de aumento de faturamento de 25%.

O PALÁCIO DE FENDI

A LVMH Parfums et Cosmétics traz ao Brasil, no fim do mês, o perfume feminino Fendi Palazzo

US$ 50 milhões
é a estimativa de vendas, em varejo, para o primeiro ano do perfume

10%
é a parcela do faturamento mundial da marca que deve vir das vendas do perfume em cinco anos

SOBRE A FENDI
A marca foi fundada em 1925, na Itália
Na década de 90 foi totalmente remodelada pelo estilista alemão Karl Lagerfeld -fase conhecida como "a demolição e a reconstrução"
É conhecida principalmente por suas bolsas e casacos de pele


Fonte: LVMH

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