UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha e França recuperam crescimento

DA REDAÇÃO

A Europa deu sinais ontem de que o pior de sua estagnação econômica pode ter ficado para trás. A Alemanha e a França, as duas maiores economias da zona do euro, voltaram a crescer, ainda que de maneira modesta, e saíram da recessão.
A Alemanha, que vivia a sua segunda recessão em três anos, cresceu 0,2% no terceiro trimestre. Trata-se da primeira expansão desde igual período do ano passado.
O PIB da França (Produto Interno Francês) aumentou de maneira um pouco mais acelerada, com uma taxa de 0,4%. No trimestre anterior, havia ocorrido uma contração de 0,2%.
A Holanda, outra importante economia do bloco, também emergiu da recessão. Após três trimestres consecutivos de queda no PIB, o país cresceu 0,1% entre julho e setembro.
Hoje serão divulgados os números da economia italiana e também a estimativa inicial do desempenho conjunto dos 12 países da zona do euro. Economistas estimam que o bloco tenha crescido 0,3% no terceiro trimestre.
Lucas Papademos, vice-presidente do Banco Central Europeu, disse que a região só voltará a crescer sob sua taxa potencial de 2% a 2,5% em 2005.


Texto Anterior: Pressionados, chineses vão às compras nos EUA
Próximo Texto: Moratória: Credores argentinos rejeitam proposta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.