São Paulo, sábado, 14 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelo mundo, setor de petróleo vive retomada

DA REDAÇÃO

A queda no lucro da Petrobras no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores esteve longe de ser disseminada por todo o setor petrolífero. A maioria das principais empresas do mundo teve ganhos maiores de julho a setembro, ainda que distantes dos registrados um ano antes.
Por exemplo, a americana ExxonMobil, a maior companhia petrolífera privada do mundo, teve aumento de 19,7% em seu lucro. As igualmente americanas Chevron e ConocoPhillips também viram seus ganhos crescerem em 119,5% e 15,8%, respectivamente.
O aumento dos ganhos não ficou restrito às empresas dos Estados Unidos. A BP, britânica, teve lucro 21,7% superior, e a italiana Eni ganhou 49% mais. Já a norueguesa StatoilHydro teve aumento de 9.521%, mas ele se deve ao resultado pífio registrado no segundo trimestre -em todos os casos, foram levados em conta os resultados das empresas nas moedas de suas sedes.
Entre as principais que já divulgaram seus balanços, somente a Shell, a Total e a PetroChina, além da Petrobras, tiveram lucros inferiores aos registrados entre abril e junho.
(ÁLVARO FAGUNDES)


Texto Anterior: Lucro da Petrobras cai 6% no 3º trimestre
Próximo Texto: Pré-sal acelerado pode piorar as contas externas, aponta estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.