São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar diz que governo "não pode" interferir

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA FOLHA ONLINE


O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, disse ontem que o governo federal "não pode" interferir na negociação entre o empresário Nelson Tanure, da Docas Investimentos, e a Fundação Ruben Berta-Par, controladora da Varig.
De acordo com Alencar, que ontem falou rapidamente sobre o tema após solenidade no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, não existe previsão de o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) atuar na negociação.
"[O banco] não tem nada a ver com isso."
Ontem, Alencar também abusou do sentimentalismo ao falar da companhia aérea.
"Há um sentimento nacional em relação à Varig. Todo mundo gosta da Varig. Então todo mundo deseja salvar a Varig. A Varig foi a companhia que primeiramente começou a voar para Nova York, Tóquio, Londres, Frankfurt, Roma e Paris", afirmou Alencar.
E completou: "O que nós gostaríamos é que a Varig voltasse a ser uma companhia que presta serviços à aviação civil, como ela sempre prestou".
Ele afirmou ainda que o DAC (Departamento de Aviação Civil) vai trabalhar com isenção no momento de aprovar ou não a proposta de compra da empresa.
Questionado se houve um privilégio à Docas ante a estatal aérea portuguesa TAP, ele afirmou que "isso é uma questão negocial na qual nós não podemos entrar".
"Os negócios são feitos por quem está comprando e por quem está vendendo. Nós não estamos comprando nada nem vendendo nada", completou o vice-presidente.

BNDES
O presidente do BNDES, Guido Mantega, afirmou ontem que o empréstimo concedido para a Aero-LB -sociedade liderada pela TAP- não pode ser transferido para o grupo Docas.
Segundo ele, o grupo Docas não pode obter financiamento do BNDES para investir na Varig pois possui pendências anteriores com o banco.
"Ele [Tanure] ainda não deu nenhum passo que envolvesse o BNDES. O acordo envolve ele e a Fundação Ruben Berta", disse, após participar de seminário em São Paulo.


Texto Anterior: Crise no ar: Planalto vê compra da Varig com ceticismo
Próximo Texto: Grupo envia à TAP proposta por subsidiárias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.