São Paulo, sexta, 15 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercados estão irracionais, diz BID

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
da Sucursal de Brasília

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, acusou ontem "os mercados" de se "abalarem, a nosso ver, com alto grau de irracionalidade", diante da situação econômica brasileira.
"O mercado perdeu a perspectiva de que o caso do Brasil" é diferente dos de Ásia e Rússia, afirmou Iglesias, em nota que enviou à missão do BID em Brasília para ser entregue a jornalistas.
Iglesias comanda uma das instituições multilaterais que implementaram o "Consenso de Washington", conjunto de medidas econômicas com o objetivo de abrir as economias latino-americanas às regras do livre mercado.

Ações
No entanto, na crise atual, segundo ele, os mercados "não têm registrado claramente" as ações que o governo do Brasil tem tomado e não têm compreendido as "demoras naturais que se requerem num sistema democrático para lograr consensos políticos".
O BID entrou com U$ 4,5 bilhões no pacote de U$ 41 bilhões costurado para o Brasil pelas organizações multilaterais e governos dos países mais ricos do mundo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.