São Paulo, sexta, 15 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA
Alta da inflação é a menor em 12 anos devido a redução de cotação do petróleo
Preços nos EUA sobem 1,6% em 98

das agências internacionais

A inflação nos Estados Unidos em 1998 chegou a 1,6% e é a mais baixa em 12 anos, divulgou ontem o governo norte-americano.
Em dezembro passado, o aumento dos preços ao consumidor no país foi de 0,1%, após uma alta de 0,2% que havia sido registrada no mês anterior.
Com o resultado registrado em dezembro, a inflação norte-americana em 98 foi a mais baixa desde 1986, quando os preços subiram 1,1%. Nos anos 80, a inflação média anual chegou a 4%.
A queda nos preços da energia foi uma das razões para a baixa inflação no país no ano passado, segundo analistas.
A redução nos preços da gasolina e de outros derivados do petróleo no mercado internacional contribuiu para o baixo índice de inflação no país.
As vendas no varejo cresceram no ano passado para US$ 2,7 bilhões, o que representa um incremento de 5,1% em relação a 1997, quando as vendas haviam registrado um aumento de 4,3%.
Os gastos dos consumidores norte-americanos, que tiveram o estímulo de quatro reduções nas taxas de juros do país desde outubro do ano passado, impediram que a economia norte-americana enfrentasse uma recessão em virtude da crise financeira mundial.
Em dezembro, as vendas no varejo aumentaram 0,9%. Os consumidores ampliaram seus gastos adquirindo principalmente automóveis e materiais de construção.
As vendas de automóveis cresceram 2,5% em dezembro e tiveram um incremento de 5,7% em todo o ano, apesar da greve de dois meses na General Motors.
O gasto dos consumidores representa dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) do país e ajudou a minimizar os efeitos da queda das exportações, que levou à eliminação de 200 mil postos de trabalho no setor manufatureiro.
O desemprego nos EUA foi de 4,5% no ano passado, o mais baixo desde 1969.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.