UOL


São Paulo, sábado, 15 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPOSTO DE RENDA

Contribuinte só deve usar programas que estão no site do órgão

DA REPORTAGEM LOCAL

A Receita Federal alerta os contribuintes que estão fazendo, ou vão fazer, a declaração do Imposto de Renda pela internet para que utilizem apenas os programas disponíveis no site do órgão (www.receita.fazenda.gov.br).
É que começaram a circular pela internet dois e-mails que podem prejudicar os contribuintes. Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, um deles diz que a Receita enviará aos contribuintes o programa para fazer a declaração. Além disso, o e-mail pede que o contribuinte preencha um cadastro com seus dados para poder receber o programa.
O outro e-mail faz "um alerta" para que o contribuinte não envie a declaração pela internet porque existe a possibilidade de um novo vírus interceptar a transmissão.
Segundo Adir, "trata-se de uma brincadeira, uma vez que não há a mínima possibilidade de interceptação dos dados na hora da transmissão da declaração".
O sistema usado pela Receita é um dos mais seguros, afirma o supervisor do programa. Um exemplo disso, segundo Adir, é que a Receita só restitui o imposto a quem tem esse direito na conta bancária do próprio contribuinte.
Adir diz que os contribuintes que receberem esse tipo de mensagem devem descartá-la. "A Receita não envia programas para os contribuintes por e-mail. Só devem ser usados os programas que estão no site da Receita. Usando esses programas, o contribuinte pode fazer e transmitir a declaração sem problemas, pois nosso sistema é absolutamente seguro."


Texto Anterior: Opinião econômica - Gesner Oliveira: A bronca dos consumidores
Próximo Texto: Imposto de Renda/Folha-IOBTHOMSON
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.