São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA GLOBAL

Expansão de economias asiáticas é fator

Consumo de energia no mundo registra maior alta em 20 anos

DA REDAÇÃO

O consumo de energia no mundo aumentou 4,3% no ano passado, o maior aumento desde 1984 e a maior elevação em volume já registrada, segundo dados da empresa petrolífera BP.
A aceleração do ritmo de queima de combustíveis fósseis também contribuiu para o maior aumento já registrado na emissão de gases de carbono.
O crescimento acelerado das economias asiáticas foi responsável por boa parte do aumento no consumo de energia. O consumo da China aumentou 15,1% em 2004, e o da Índia, 7,2%.
"O crescimento da demanda mundial por petróleo tem sido maior que o crescimento da capacidade de produção, reduzindo o nível de capacidade ociosa", afirmou David Allen, diretor-executivo da BP.

Petrobras
O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, descartou ontem a possibilidade de a companhia antecipar a exploração de gás do campo gigante de Mexilhão, na bacia de Santos, mas afirmou que a estatal irá aumentar no "curto prazo" a produção de gás.
Para elevar a produção em 2 milhões de metros cúbicos de gás na bacia de Campos por dia, a Petrobras fará a interligação das plataformas P-43 e P-48 à rede de gasodutos que transportam o produto ao continente.
Sobre a crise na Bolívia, Dutra afirmou que a situação se estabilizou. Disse, porém, que a Petrobras manterá o plano de contingência preparado para ser acionado em caso de agravamento.


Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Embraer vende 5 jatos à indiana Paramount
Próximo Texto: Previdência: Previc, novo órgão fiscalizador de fundos de pensão, deixa de existir
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.