São Paulo, quinta-feira, 15 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISPUTA

Empresa manterá 16 regiões

TCU libera renovação de áreas da Petrobras

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TCU (Tribunal de Contas da União) autorizou ontem a ANP (Agência Nacional de Petróleo) a renovar com a Petrobras o prazo de exploração de petróleo em 16 áreas em que a estatal possui concessão anterior ao fim do monopólio estatal.
Entretanto, os ministros do TCU aprovaram a realização pela área técnica do órgão de um "amplo monitoramento" da execução dos contratos de concessão para ver se a legislação está sendo cumprida.
A decisão foi tomada em resposta a uma consulta feita pela ministra Dilma Rousseff (Minas e Energia) sobre a legalidade da renovação do prazo dos contratos.
O relator, ministro Walton Alencar Rodrigues, foi contra a devolução das áreas, dizendo que caberia à ANP decidir sobre a transferência de controle dos blocos. "O órgão expressamente dotado de competências para a solução da questão e prática do ato administrativo é a Agência Nacional do Petróleo. Há, portanto, omissão perfeitamente caracterizável por parte da ANP".


Texto Anterior: Para especialista, caso prejudica o Mercosul
Próximo Texto: Panorâmica - Conta-investimento: Publicada lei que cria conta livre de CPMF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.