São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

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SP terá três novos shoppings de luxo

Cidade Jardim, Parque JK e Vila Olímpia vão intensificar a concentração de empreendimentos para a classe A na zona sul

Área já tem nomes de peso, como Iguatemi, Eldorado e Daslu; diretor da associação de shopping centers diz que "competição é saudável"

TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO

Como já tinha alertado Shakespeare, na frase imortalizada em "Rei Lear", "necessitamos de um pequeno excesso para existir". Em São Paulo, o excesso nem deve ser assim tão pequeno, pois três novos empreendimentos na zona sul da cidade vão intensificar a concentração de shoppings de luxo naquela área.
O Cidade Jardim deve ser inaugurado em março do próximo ano, e o Parque JK e o Vila Olímpia, em 2009, o que provoca dúvidas sobre se a cidade comporta tantos empreendimentos para a classe A.
A área já tem nomes de peso, como o Iguatemi -da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, que tem o Market Place e banca a construção do Parque JK com a construtora WTorre- e o Eldorado, da Multiplan, que tem o Morumbi e vai construir o Vila Olímpia com o grupo Victor Malzoni, empreendedor do Pátio Higienópolis. Ambos, aliás, são os protagonistas de uma queda-de-braço que vai ser decidida pelo Cade.
Para Sharon Beting, diretora do Cidade Jardim, é preciso ter um diferencial. No centro comercial, o objetivo do projeto arquitetônico é dar "um espírito de rua". O empreendimento da incorporadora JHSF faz parte de um conjunto com nove torres residenciais e quatro comerciais (incluindo um hotel Fasano) e vai ter 29 mil m2 de ABL (área bruta locável) na primeira fase. Serão 120 lojas, das quais 90% já foram comercializadas, e investimento de R$ 280 milhões.
Sharon diz que as lojas serão dispostas em um corredor único e de frente para um jardim, com estrutura semelhante ao Bal Harbour, em Miami (EUA). Embora o shopping vá ter um spa e marcas como Armani e Empório Fasano, ela descarta o rótulo "de luxo". "Terá um charme democrático."
Dos outros concorrentes, pouco foi divulgado. Do Vila Olímpia, sabe-se apenas o que saiu em anúncios: 200 lojas, restaurantes, nove cinemas e um teatro. Nem o investimento é revelado. Já o Parque JK vai custar R$ 200 milhões e terá 31 mil m2 de ABL.
Para o empresário Carlos Jereissati Filho, presidente do grupo Iguatemi, "especialmente em São Paulo, existem regiões de forte adensamento, o que justifica investimentos e aberturas de novos shoppings para atender públicos e necessidades específicas". O concorrente concorda. Para Paulo Veríssimo, diretor de operações do Eldorado, "tem público para todo mundo".
Eliana Tranchesi, proprietária da Daslu, acredita que não há por que se preocupar. "O conceito da Daslu é diferente do de shoppings. Temos uma marca, que é líder no mercado de luxo no Brasil." E acrescentou: "Quando as clientes vêm à Daslu e vêem Gucci, Prada ou Chanel, percebem como escolhemos as peças, exatamente de acordo com o perfil delas".

Competição
Segundo o diretor da Abrasce (associação de shoppings), Luiz Veiga, os centros comerciais, que são planejados por até dois anos antes do lançamento, vêm ao encontro dos anseios do cliente. "A concorrência vai aumentar muito, mas a competição é saudável." Para ele, até o lojista será beneficiado. "Certamente vai fazer negociações mais vantajosas", disse, referindo-se à possibilidade de redução nos aluguéis.
Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (associação dos lojistas), sugere até que não haja tanta pressa para escolher entre os novos empreendimentos: "Eu deixaria primeiro inaugurar para depois entrar".
As pessoas não querem mais ser tratadas como massa, opina Silvio Passarelli, professor do MBA em Gestão do Luxo da Faap. "A segmentação é inevitável em todos os setores da economia. É só olhar o que aconteceu com os bancos."
Além disso, para Mário René Schweriner, no livro "Comportamento do Consumidor: identificando necejos e supérfluos essenciais", "jamais, em qualquer período da História, as pessoas tiveram à mão tantos produtos e marcas, lançados continuamente no mercado, precisamente para lhes conferir diferenciação e prestígio".


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