São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA
MERCADO ACIONÁRIO
Cimento Portland Itaú inicia processo de recompra de ações
O mercado de ações nacional não pára de encolher. Na sexta-feira passada, a diretoria da Cimento Portland Itaú, do grupo Votorantim, decidiu iniciar processo de recompra de ações da empresa. Ontem, os acionistas de Pirelli Cabos e Pirelli Pneus aprovaram, em assembléia geral extraordinária, proposta de fechamento de capital.
Estão em processo de análise, na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), 21 pedidos de cancelamento de registros. Ou seja, 21 empresas que pretendem retirar suas ações das Bolsas de Valores nacionais.
Entre elas estão a Odebrecht S.A., a Cia. Santista de Papel e o banco América do Sul S.A.
A Cimento Itaú informou que a operação é simplesmente de recompra de ações, com base na instrução 299 da CVM, e não de fechamento de capital, como circulou no mercado na semana passada.
Cerca de 35% do capital da companhia está pulverizado no mercado, entre as ações que dão direito a voto (ordinárias) e as preferenciais.
O lucro líquido da empresa no primeiro semestre deste ano foi de R$ 67,602 milhões.
A proposta de fechamento de capital das duas Pirelli será enviada à CVM nesta semana. A Pirelli Cabos tem 13% de seu capital na mão de acionistas minoritários, enquanto a Pirelli Pneus tem 14,5% de suas ações no mercado.
Segundo o diretor financeiro e de relações com o mercado das duas empresas, Giovanni Zancan, o processo de cancelamento do registro de companhia aberta deverá ser concluído em novembro.
A empresa deverá gastar cerca de US$ 100 milhões para comprar as ações no mercado.
O banco que vai conduzir a operação é o Credit Suisse First Boston Garantia.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Administração: Empresários se reúnem em evento na FGV
Próximo Texto: Dívidas batem recorde em julho
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.