São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO
Órgão está funcionando desde junho, em Recife
Supermercados Bompreço criam comissão de conciliação prévia

DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados Bompreço criaram uma comissão de conciliação prévia com a finalidade de unir os interesses trabalhistas entre a empresa e seus funcionários.
A comissão está em funcionamento desde junho e foi criada com base na lei nº 9.958, de 12 de janeiro deste ano.
Em janeiro, logo após a lei ser publicada, o Bompreço entrou em contato com o Sindicato dos Empregados nas Empresas de Supermercados e Similares no Estado de Pernambuco (Sessepe) com o objetivo de criar a comissão.
Em abril foi assinado um protocolo final e em maio foi realizada a eleição para a escolha dos representantes dos funcionários. Composta por dez representantes (cinco da empresa e cinco dos empregados), a comissão funciona na sede do Bompreço, em Recife.
"A vantagem da comissão é que ela permite agilidade nas negociações e no acordo entre as partes. Possíveis pendências podem ser resolvidas de maneira bem mais rápida e prática, sem necessidade de recurso à Justiça do Trabalho", diz Marcelo Tavares de Melo, presidente do Bompreço.

Em São Paulo
As comissões de conciliação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo estão em funcionamento desde a metade de abril.
Segundo Wanderlei Lopes Luis Antonio, um dos coordenadores do Núcleo de Conciliação, até a semana passada já foram realizadas cerca de 2.000 audiências. Em cerca de 95% dos casos há acordo.
A Justiça do Trabalho da 2ª Região (Grande São Paulo e Baixada Santista) também vem obtendo bons resultados com o rito sumaríssimo -procedimento simplificado e mais rápido para a tramitação de reclamações trabalhistas que envolvam valores até 40 salários mínimos (R$ 6.040).
Dos 168,52 mil processos distribuídos desde março (vigência da lei), 52,81 mil (31%) estão enquadrados no rito sumaríssimo.


Texto Anterior: Serviços: Lotéricas já recebem metade das contas
Próximo Texto: Panorâmica: Menem vê risco de desvalorização do peso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.