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SEGURANÇA SOBRE RODAS
Problema teria sido causado por trabalhadores substitutos durante greves na fábrica em Decatur
Ford acusa Bridgestone de saber sobre defeito nos pneus
DA REDAÇÃO
A Ford Motor, segunda maior
fabricante mundial de veículos,
acusou ontem a Bridgestone Firestone de ter conhecimento, há
três anos, dos defeitos existentes
em modelos de pneus fabricados
pelo grupo. Os pneus estão envolvidos em centenas de acidentes,
que resultaram no ferimento de
80 pessoas e na morte de 46.
Segundo a Ford, a Bridgestone
Firestone vinha recebendo reclamações sobre os pneus desde
1997. Muitas queixas chegavam
diretamente dos proprietários
que adquiriram veículos entre
1997 e 1999. No entanto a Ford
disse que nunca foi notificada sobre o assunto até que, na semana
passada, decidiu cruzar dados estatísticos e descobriu o problema.
A companhia divulgou ontem
um relatório de 12 páginas, no
qual especifica os acidentes que
envolveram os pneus Firestone
(modelos ATX, ATX II e Wilderness) fabricados pela japonesa
Bridgestone Firestone.
Os dados apontam uma grande
concentração de reclamações sobre os pneus produzidos na fábrica em Decatur, Illinois (EUA), entre 1994 e 1996, depois de uma
longa greve.
Cerca de 1.200 operários da fábrica em Decatur aderiram a uma
greve de dez meses, ocorrida em
1994 e convocada pelo United
Rubber Workers - o sindicato
da categoria.
Durante as greves, as máquinas
de fabricar pneus foram operadas
por gerentes e executivos, que
conseguiram manter a produção
com 30% da capacidade. Como os
problemas trabalhistas continuaram, entre 1995 e 1996, cerca de
900 empregados foram trocados.
A suposição levantada por muitos analistas do setor é que a falta
de qualificação dos operadores
das máquinas tem estreita relação
com os defeitos que começaram a
surgir. A época coincide e também a procedência da maior parte
dos pneus envolvidos em acidentes.
Reclamações de consumidores
à National Highway Traffic Safety
Administration, associação norte-americana que cuida da segurança no tráfego, mostram que a
separação da banda de rodagem
do pneus Firestone ATX de 15 polegadas, fabricados em Decatur
durante 1996, foi dez vezes mais
frequente do que a ocorrida com
os pneus produzidos em outras
fábricas.
Os ATX de 15 polegadas estão
entre os 6,5 milhões de pneus que
serão trocados pela companhia.
Segundo a Ford, o número de
problemas registrados com a separação da banda de rodagem
chegou ao pico de 248 por milhão
de pneus, em 1996 -quando a
faixa considerada aceitável para a
ocorrência de problemas seria de
8 a 12 defeitos por milhão.
Na opinião de David Meyer,
consultor em segurança e professor da Ohio University of Akron,
Decatur é uma fábrica bastante
automatizada. "No entanto ela
necessita de especialistas para ser
operada."
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