São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2000


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SEGURANÇA SOBRE RODAS
Problema teria sido causado por trabalhadores substitutos durante greves na fábrica em Decatur
Ford acusa Bridgestone de saber sobre defeito nos pneus

DA REDAÇÃO

A Ford Motor, segunda maior fabricante mundial de veículos, acusou ontem a Bridgestone Firestone de ter conhecimento, há três anos, dos defeitos existentes em modelos de pneus fabricados pelo grupo. Os pneus estão envolvidos em centenas de acidentes, que resultaram no ferimento de 80 pessoas e na morte de 46.
Segundo a Ford, a Bridgestone Firestone vinha recebendo reclamações sobre os pneus desde 1997. Muitas queixas chegavam diretamente dos proprietários que adquiriram veículos entre 1997 e 1999. No entanto a Ford disse que nunca foi notificada sobre o assunto até que, na semana passada, decidiu cruzar dados estatísticos e descobriu o problema.
A companhia divulgou ontem um relatório de 12 páginas, no qual especifica os acidentes que envolveram os pneus Firestone (modelos ATX, ATX II e Wilderness) fabricados pela japonesa Bridgestone Firestone.
Os dados apontam uma grande concentração de reclamações sobre os pneus produzidos na fábrica em Decatur, Illinois (EUA), entre 1994 e 1996, depois de uma longa greve.
Cerca de 1.200 operários da fábrica em Decatur aderiram a uma greve de dez meses, ocorrida em 1994 e convocada pelo United Rubber Workers - o sindicato da categoria.
Durante as greves, as máquinas de fabricar pneus foram operadas por gerentes e executivos, que conseguiram manter a produção com 30% da capacidade. Como os problemas trabalhistas continuaram, entre 1995 e 1996, cerca de 900 empregados foram trocados.
A suposição levantada por muitos analistas do setor é que a falta de qualificação dos operadores das máquinas tem estreita relação com os defeitos que começaram a surgir. A época coincide e também a procedência da maior parte dos pneus envolvidos em acidentes.
Reclamações de consumidores à National Highway Traffic Safety Administration, associação norte-americana que cuida da segurança no tráfego, mostram que a separação da banda de rodagem do pneus Firestone ATX de 15 polegadas, fabricados em Decatur durante 1996, foi dez vezes mais frequente do que a ocorrida com os pneus produzidos em outras fábricas.
Os ATX de 15 polegadas estão entre os 6,5 milhões de pneus que serão trocados pela companhia.
Segundo a Ford, o número de problemas registrados com a separação da banda de rodagem chegou ao pico de 248 por milhão de pneus, em 1996 -quando a faixa considerada aceitável para a ocorrência de problemas seria de 8 a 12 defeitos por milhão.
Na opinião de David Meyer, consultor em segurança e professor da Ohio University of Akron, Decatur é uma fábrica bastante automatizada. "No entanto ela necessita de especialistas para ser operada."


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