São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 2006

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VAREJO

Pão de Açúcar lança marca de "produtos para vida saudável"

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Pão de Açúcar teve de mudar, e um de seus acionistas, Lucilia Diniz, pode sentir os reflexos da mudança no próprio negócio. A rede de varejo anunciou ontem o lançamento no mercado de uma nova marca de mercadorias "para uma vida mais saudável" chamada Taeq. A questão é que a empresa já tem nas prateleiras a linha Goodlight, criada por Lucilia, irmã de Abilio Diniz, dono de metade da rede. Agora, Taeq e Goodlight devem concorrer entre si.
Desde o ano passado, Lucilia já planejava, com apoio da empresa, passar a vender os produtos Goodlight fora dos supermercados da cadeia. Obviamente, existiam aí planos de expansão por parte da dona da marca, mas, ao mesmo tempo, não havia interesse da rede em manter o contrato com Lucilia e, com isso, criar espaço para o lançamento de uma linha de produtos que fosse "transversal". Ou seja, que pudesse ser trabalhada em todas as bandeiras do grupo. A linha Goodlight é vendida só nas lojas Pão de Açúcar.
Aos poucos, as duas coisas foram sendo feitas: Lucilia começou a negociar a venda da linha Goodlight em concorrentes do Pão de Açúcar, como Carrefour e Wal-Mart.
O Pão de Açúcar, por sua vez, montou um plano de negócios partindo quase do nada, criou a nova marca em um ano, investiu R$ 20 milhões nela e coloca a linha Taeq nas lojas em outubro. O anúncio de lançamento aconteceu ontem, um dia após o vencimento do contrato de Lucilia com a rede.
Lucilia tem comentado que foi ela que sinalizou para Abilio Diniz que estava disposta a tocar o negócio por conta própria. Segundo ela, Abilio chegou a propor ficar com a marca, diz, mas o seu "gene empreendedor" teria falando mais alto. A Folha apurou que a empresa tinha pouco interesse na marca. Trabalhar uma questão prioritária, como o investimento no setor de mercadorias saudáveis, exigiria a criação de um conceito de marca global, não apenas para alimentos. A partir de agora, Lucilia tocará os negócios sem o apoio operacional do Pão de Açúcar. Uma separação que, apurou a Folha, não trouxe estresse na relação de Lucilia com o irmão, Abilio.


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