São Paulo, quinta, 15 de outubro de 1998

Texto Anterior | Índice

Galbraith faz 90 anos e diz que inocentes vão pagar pela crise

das agências internacionais

O economista John Kenneth Galbraith, famoso por suas críticas ao capitalismo, previu uma recessão na economia mundial após a crise financeira e afirmou que "os inocentes é que vão sofrer".
Galbraith, que completa 90 anos hoje, receberá uma homenagem na tradicional Universidade de Harvard, onde ele deu aulas por cerca de 50 anos.
O aniversário do economista também será comemorado com uma nova edição do seu primeiro livro (A Sociedade Afluente), publicado há 40 anos.
Em recente entrevista, nesta semana, Galbraith afirmou que o mundo presencia hoje uma "bolha especulativa" e que "sempre há uma recessão atrás delas".
Segundo ele, os mercados financeiros dos Estados Unidos "estão muito vulneráveis neste momento; não apenas o mercado acionário, mas também os hedge funds e os fundos mútuos".
O economista afirmou ainda, durante a mesma entrevista, que "esta é invariavelmente uma tendência cíclica construída nos mercados financeiros".
"Depois de um certo período de mania especulativa e um descolamento da realidade, há o que pessoas muitos educadas chamam de correção", declarou.
"Eu não sou contrário a uma correção, contanto que ela puna os responsáveis pelo processo", acrescentou.
Para ele, o importante é que as "pessoas inocentes", que não apostaram nessa especulação, sejam preservadas pela reversão de tendência e recessão econômica.
Galbraith, que nasceu no Canadá, teve grande influência econômica sob o governo de Roosevelt, nos anos 30.
Ele foi um dos responsáveis pela política de recuperação econômica e intervenção estatal do "New Deal", realizada pelos EUA após o crash de 1929.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.