São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009 |
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REMÉDIO CARO Farmácias não repassam aos consumidores descontos em medicamentos genéricos Participação do medicamento genérico no mercado farmacêutico: 19,6% em volume 14,5% em faturamento O QUE SÃO >> Os genéricos são cópias de medicamentos cujas patentes já expiraram. No Brasil, a regulamentação do genérico é de 1999, com a promulgação da lei 9.787 2.609 medicamentos genéricos estão registrados no Brasil -ou 337 princípios ativos, que podem ser usados no tratamento de 90% das principais doenças existentes COMO FUNCIONA A VENDA >> Por lei, o genérico tem de ser pelo menos 35% mais barato do que os medicamentos de marca >> O governo controla o preço máximo de venda ao consumidor e também o preço da fábrica. O preço para o consumidor é 30% maior que o preço de fábrica >> A forte competição no setor faz com que os laboratórios vendam aos distribuidores com descontos de até 65%, mas esse desconto não é totalmente repassado ao consumidor >> Um medicamento que custa no máximo R$ 10 na fábrica deve ser vendido a R$ 13 ao consumidor. Mas a farmácia compra o produto por R$3,50 (65% de desconto). Se ela dá um desconto de 20% sobre o preço máximo ao consumidor, o medicamento sai por R$ 10,40- uma diferença de 200% em relação ao preço de custo do produto Texto Anterior: Outro lado: Cada farmácia dá o desconto que quer, afirma associação Próximo Texto: Albert Fishlow: Uma barganha? Índice |
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