São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2001

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PAINEL S/A

Na frente
Saiu o primeiro balanço de banco do ano 2000. É do Banco Mercantil de São Paulo. Os empréstimos totais da instituição cresceram 89,1%. De R$ 1,3 bilhão, saltaram para R$ 2,5 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 82,8 milhões, representando 8,31% de retorno sobre o patrimônio líquido.

Próximo alvo
Depois de comprar a Global Telecom, a Portugal Telecom aponta sua mira para outra empresa da banda B, a Tele Centro Oeste, do grupo Splice, de Campinas. É um negócio de US$ 500 milhões a US$ 600 milhões.

Divórcio
O Opportunity e a canadense TIW só vão esperar o leilão das bandas C, D e E para anunciar o divórcio. O casamento ficou insustentável. Só não se sabe quem sairá de casa. Os dois querem continuar no negócio.

Por um fio
A aprovação da compra do provedor do iG pela Telemar só depende do BNDES. Falta só o banco -um dos sócios da Telemar- aprovar para o negócio sair.

"Anjo"
O "Anjo", estrela da campanha institucional da Itaú Seguros, caiu tanto na simpatia do público que a seguradora vai estender suas aparições por mais um ano, no mínimo. Interpretado por Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta, o personagem trata de situações complicadas de uma forma bem-humorada.

Mais uma Fnac
A Fnac, rede francesa de megastores culturais, fechou contrato no último dia 12 para abrir mais uma loja da rede no país. Será no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP), com inauguração prevista para outubro. Com essa, serão três lojas da rede no Brasil. A segunda será no Rio de Janeiro.

Doação de livros
A Alcoa Alumínio e a Universidade Cidade de São Paulo estão patrocinando a doação de 54 mil livros para a campanha ClickLivro, do portal Neuronio.com (www.neuronio.com.br/clicklivro). O projeto já distribuiu 150 mil livros para crianças carentes de São Paulo.

"Food service"
A Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) prevê uma taxa média de expansão de 10% a 12% ao ano para o mercado brasileiro de "food service". O faturamento do setor em 2000 foi de US$ 19 bilhões, o que corresponde a 25% da movimentação total da indústria alimentícia nacional.

O retorno
Depois de sete anos restrita aos restaurantes orientais, a Ajinomoto está retomando o mercado de "food service". A empresa vai criar novos produtos e adaptar os existentes para refeitórios, cozinhas industriais e restaurantes direcionados à culinária ocidental.

"Keep walking"
O uísque Johnnie Walker aumentou sua participação no mercado brasileiro. O Red Label saltou de 44,1% para 49,4%, e o Black Label, de 33,7% para 38,4%.

Na geladeira
Nunca esteve tão gelada a conversa entre a Heineken a Kaiser. A cervejaria holandesa está prestes a desistir do negócio.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br



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