São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2001

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CALÇADOS
Feira é a terceira maior do segmento no mundo
Couromoda começa com tentativa de estimular exportação de sapato

DA REPORTAGEM LOCAL

A Couromoda, terceira maior feira de calçados do mundo, começa hoje com um desafio: tentar alertar as autoridades governamentais de que o Brasil precisa exportar mais sapatos e ocupar espaço no mercado internacional.
O país enviou US$ 1,5 bilhão no ano passado em calçados para o exterior - de um faturamento total de US$ 8 bilhões -e a meta é atingir US$ 2,5 bilhões em 2003, segundo Francisco Santos, presidente da Couromoda. O crescimento nas exportações tem sido contínuo, mas o Brasil ainda tem explorado pouco de sua capacidade exportadora, na avaliação dos empresários do setor
"Vamos aplicar US$ 9 milhões em marketing e capacidade profissional, de 2001 a 2003, na tentativa de impulsionar a imagem do segmento lá fora", diz Santos. Esse projeto, chamado Shoes from Brazil, é bancado pela iniciativa privada e Abicalçados, entidade que representa as indústrias.
O problema, diz Santos, é que o Brasil exporta pouco e nem sempre o consumidor sabe que aquele sapato comprado nas maiores varejistas norte-americanas é fabricado no sul do país ou na cidade de Franca (SP), os maiores centros produtores do país
A Nine West, por exemplo, uma das maiores redes de calçados dos EUA, comprou US$ 24 milhões em calçados brasileiros em 2000. Para descobrir que o sapato saiu daqui é preciso de um certo esforço. O "made in Brazil" só pode ser visto após uma bela olhada, próximo da sola do calçado. A marca da loja é que fica estampada de forma visível.
A 28ª adição da Couromoda começa hoje, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com a expectativa de receber 50 mil visitantes, foram 45 mil em 2000, segundo as empresas que estarão na feira. Serão 701 expositores, número 12% maior que o do ano passado.


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