São Paulo, sábado, 16 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS NO MUNDO

Inflação se desacelera nos EUA, mas avança na zona do euro

DA REDAÇÃO

A inflação ao consumidor norte-americano se desacelerou em dezembro em relação ao mês anterior, indicando que a recuperação econômica ainda não está pressionando os preços.
Os preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiram 0,1% em dezembro, menos que o previsto por analistas e inferior ao resultado de novembro, quando a alta foi de 0,4%. Mesmo excluindo os preços de alimentos e de energia (que são mais voláteis), a alta também foi de apenas 0,1%.
Na taxa anual, a alta da inflação foi de 2,7%, depois de subir 0,1% em 2008.
"O CPI não parece indicar pressão inflacionária significativa, e o Fed [o banco central dos Estados Unidos] não tem nada para se preocupar por enquanto", afirmou Michael Woolfolk, do Bank of New York Mellon.
A taxa de inflação é acompanhada atentamente pelo BC americano, ainda mais em um momento em que os juros (que são uma ferramenta de combate ao aumento de preços) estão no nível mais baixo historicamente. O Fed deve manter os juros baixíssimos por boa parte deste ano, e a inflação baixa reduz a pressão sobre ele quanto a esse tema.
Na zona do euro, a inflação se acelerou para 0,9% em dezembro, ante 0,5% no mês anterior. Na Europa, o BC local também mantém juros em níveis baixos enquanto a recuperação ainda é frágil e os preços não pressionam.


Texto Anterior: Brasileiros vão pagar por corte na Venezuela
Próximo Texto: América Latina: Preços na Argentina sobem 7,7%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.