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TEMPO QUENTE
Venda de água mineral cai 10% em janeiro com semanas de chuva
"Produtos de verão" festejam calor
DA REPORTAGEM LOCAL
A onda de calor que atravessou São Paulo no início deste
mês representou um alívio para
setores que dependem do verão
e sofreram em janeiro.
Na primeira semana do ano,
as vendas de água mineral subiram 10% sobre o mesmo período de 2002, de acordo com a
Abinam (Associação Brasileira
das Indústrias de Água Mineral). Bastaram as chuvas (tradicionais), na segunda semana e
dias mais frios, para o consumo
despencar. No saldo do mês, as
vendas ficaram 10% abaixo das
de janeiro do ano passado.
"A chuva para o setor de água
mineral é pior que dia frio. Nos
meses frios, o consumo cai, mas
fica estabilizado. Choveu, desaparece", diz Carlos Alberto Lancia, presidente da Abinam.
Em 2002, foram consumidos
4,2 bilhões de litros de água mineral no Brasil. Para 2003, estima-se que aumente 20%.
Outro dos tradicionais dependentes de calor, o setor fabricante de sorvetes, concentra no verão 50% de suas vendas. Os números são da Abis (Associação
Brasileira das Indústrias de Sorvete): em 2001 (última atualização), foram produzidos 521 milhões de litros de sorvete no
país, o que representou faturamento de R$ 1,957 bilhão.
"A mudança no nível de consumo nos dias mais quentes é
radical. Ainda temos o hábito de
consumir o sorvete de forma sazonal, e não como alimento",
diz Eduardo Weisberg, da Abis.
Inaugurado em 1998, o Wet'n
Wild registrou domingo passado seu maior público no ano:
6.400 pessoas foram ao parque
aquático, em Itupeva, com capacidade para 7.000 visitantes.
""Dependemos de tempo bom
e que esse tempo bom coincida
com o período que nos interessa: os meses mais quentes do
ano e de férias", diz Murilo Pascoal, gerente geral do parque.
Pascoal consulta diariamente
seis sites de informações meteorológicas, numa lista que inclui
a Unicamp e a Unesp. É a partir
dessas informações que determina os estoques de produtos
(bebidas e alimentos) para atender os frequentadores.
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