São Paulo, sábado, 16 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETRICIDADE 1

Mesmo com chuvas, conselho mantém as térmicas ligadas

DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Apesar de as chuvas terem elevado os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que estão acima do patamar mínimo desde 6 de fevereiro, o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) decidiu manter ligadas as termelétricas por motivos de segurança.
Essas usinas, mais caras e poluentes, são ligadas quando há risco de faltar água para geração hidrelétrica.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, na próxima reunião do conselho, marcada para o dia 28, serão definidos os níveis de segurança dos reservatórios para o fim do ano e início de 2009. Só depois dessa definição é que o conselho avaliará se as térmicas poderão ser desligadas e decidirá quais usinas serão retiradas de funcionamento.
"Está mantida a operação [das térmicas], e estamos monitorando. Hoje não seria recomendável o desligamento dessas térmicas", declarou.
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), na quinta-feira (último dado disponível), o nível dos reservatórios das hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste foi de 59,8%, e o nível de segurança, 57,8%.
Na reunião de ontem, pela primeira vez houve a participação da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A federação foi escolhida como representante da sociedade e, em cada reunião, a representação será de uma entidade.


Colaborou a Redação

Texto Anterior: Veículos: Troller faz recall e diz que recomprará picapes Pantanal
Próximo Texto: Eletricidade 2: Preço da energia a curto prazo volta a subir após 3 semanas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.