São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006

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CERVEJAS

Empresa líder do setor perde quase 1 ponto percentual de "market share" no período; grupo Petrópolis cresce em 2005

Marcas da AmBev perdem mercado no verão

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

No último ano, a cervejaria que mais ganhou mercado no país foi o grupo Petrópolis, dona das marcas Itaipava e Cristal. Já no verão de 2006-estação do ano em que as empresas ganham mais dinheiro- a Schincariol se destaca no ranking do setor. A AmBev, fabricante de Skol, Brahma e Antarctica, perdeu pontos de participação nas vendas da bebida em janeiro e fevereiro (Carnaval).
Os dados obtidos pela Folha compõem planilhas de resultados que a consultoria ACNielsen disponibiliza só para clientes.
Líder disparada do mercado, a AmBev tinha 69,4% de participação de mercado em dezembro de 2005 (a média do ano foi 68,3%). Caiu para 68,9% em janeiro e, no mês seguinte, diminuiu para 68,4%. Isso significa um ponto a menos de "market share" em dois meses -o equivalente a uma perda de R$ 100 milhões no intervalo. A AmBev é uma das maiores companhias do país, com lucro anual de R$ 1,5 bilhão.
A redução na taxa é reflexo do período analisado, diz a empresa. A AmBev tem vendas fortes em bares e restaurantes. Como no verão cresce a demanda no auto-serviço (supermercados), quem tem distribuição mais concentrada nesse varejo ganha pontos. A tendência é que isso se normalize na próxima medição, informa ela.
Segundo os dados de mercado da consultoria, o grupo Schincariol mantinha um melhor patamar em novembro (12,6%), caiu para 12,2% em dezembro, manteve esse número em janeiro e subiu 0,5 ponto em fevereiro (12,7%), período das vendas de Carnaval no Rio de Janeiro e no Nordeste. Alvo de uma ação policial para apurar a existência de crime fiscal no grupo no ano passado, a Schin até agora não foi denunciada à Justiça. E a ação da Receita parece não ter abalado sua imagem.
Mudanças no ranking podem acontecer se uma marca promove guerra de preços -reduz valor para "comprar" mercado. Mas todas as grande empresas reajustaram preços nos últimos meses.
Tanto em 2005 quanto no primeiro bimestre, a Kaiser, com venda forte em supermercados, perdeu espaço. Marca da companhia Femsa, ela tinha 8,7% das vendas do setor em dezembro, 9% em janeiro e 8,5% em fevereiro. Seu "market share" passou de 9,5% para 8,5% de fevereiro de 2005 a fevereiro de 2006.
No mesmo intervalo, a Petrópolis chama a atenção por ter ganhado exatamente um ponto percentual -o mesmo perdido pela Kaiser. Cobrando R$ 3 pelo litro da Itaipava, a empresa fez um recente reajuste amargo (10%), mas ampliou o volume vendido.


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