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CERVEJAS
Empresa líder do setor perde quase 1 ponto percentual de "market share" no período; grupo Petrópolis cresce em 2005
Marcas da AmBev perdem mercado no verão
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
No último ano, a cervejaria que
mais ganhou mercado no país foi
o grupo Petrópolis, dona das
marcas Itaipava e Cristal. Já no verão de 2006-estação do ano em
que as empresas ganham mais dinheiro- a Schincariol se destaca
no ranking do setor. A AmBev, fabricante de Skol, Brahma e Antarctica, perdeu pontos de participação nas vendas da bebida em
janeiro e fevereiro (Carnaval).
Os dados obtidos pela Folha
compõem planilhas de resultados
que a consultoria ACNielsen disponibiliza só para clientes.
Líder disparada do mercado, a
AmBev tinha 69,4% de participação de mercado em dezembro de
2005 (a média do ano foi 68,3%).
Caiu para 68,9% em janeiro e, no
mês seguinte, diminuiu para
68,4%. Isso significa um ponto a
menos de "market share" em dois
meses -o equivalente a uma perda de R$ 100 milhões no intervalo.
A AmBev é uma das maiores
companhias do país, com lucro
anual de R$ 1,5 bilhão.
A redução na taxa é reflexo do
período analisado, diz a empresa.
A AmBev tem vendas fortes em
bares e restaurantes. Como no verão cresce a demanda no auto-serviço (supermercados), quem
tem distribuição mais concentrada nesse varejo ganha pontos. A
tendência é que isso se normalize
na próxima medição, informa ela.
Segundo os dados de mercado
da consultoria, o grupo Schincariol mantinha um melhor patamar em novembro (12,6%), caiu
para 12,2% em dezembro, manteve esse número em janeiro e subiu
0,5 ponto em fevereiro (12,7%),
período das vendas de Carnaval
no Rio de Janeiro e no Nordeste.
Alvo de uma ação policial para
apurar a existência de crime fiscal
no grupo no ano passado, a Schin
até agora não foi denunciada à
Justiça. E a ação da Receita parece
não ter abalado sua imagem.
Mudanças no ranking podem
acontecer se uma marca promove
guerra de preços -reduz valor
para "comprar" mercado. Mas todas as grande empresas reajustaram preços nos últimos meses.
Tanto em 2005 quanto no primeiro bimestre, a Kaiser, com
venda forte em supermercados,
perdeu espaço. Marca da companhia Femsa, ela tinha 8,7% das
vendas do setor em dezembro,
9% em janeiro e 8,5% em fevereiro. Seu "market share" passou de
9,5% para 8,5% de fevereiro de
2005 a fevereiro de 2006.
No mesmo intervalo, a Petrópolis chama a atenção por ter ganhado exatamente um ponto percentual -o mesmo perdido pela Kaiser. Cobrando R$ 3 pelo litro da
Itaipava, a empresa fez um recente reajuste amargo (10%), mas
ampliou o volume vendido.
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