São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 2002

Texto Anterior | Índice

BC Reunião do Copom definirá taxa

Mercado fica em dúvida sobre corte de juros

DA REPORTAGEM LOCAL

As decisões das duas últimas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) confundiram os analistas. Para a maioria, o BC pode baixar os juros amanhã, mas todos dizem que não ficariam surpresos se os membros do comitê decidirem manter a taxa atual.
Em cada uma das duas últimas reuniões -em fevereiro e março-, o BC baixou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, fazendo-a cair de 19% (em janeiro) para 18,5% (em março). Na reunião de fevereiro, a maioria dos analistas esperava a manutenção da taxa. Na do mês passado, a maioria previa uma queda maior.
"Fica difícil definir o que deve ocorrer agora. Nas duas últimas reuniões, o BC embaralhou a cabeça do pessoal", diz Fernando Ferreira, da Global Invest.
Carla Bernardes, analista do Banco Modal, diz que vários indicadores monitorados pelo BC pioraram desde a última reunião. Ela destaca, por exemplo, a inflação medida pelo IPCA, que foi divulgada na semana passada e atingiu 7,75% nos últimos doze meses. "Esse será um dos pontos que podem fazer com que os juros não caiam", diz a analista.
Ainda assim, avalia que há possibilidade de queda. "Quando disse que não perseguiria o centro da meta de inflação, o BC mostrou que está mais flexível."
A analista diz que a decisão -a reunião do Copom começa hoje e a definição sobre os juros sairá amanhã- vai depender muito da evolução da cotação do petróleo, que oscilou bastante nos últimos dias por conta das crises no Oriente Médio e na Venezuela.
Se cortar os juros, dizem os analistas, o BC deve manter a cautela das duas últimas reuniões, baixando a taxa em apenas 0,25 ponto percentual. "É isso o que deve acontecer amanhã", diz Hélio Osaki, da Finambrás. "A corrente de pessimismo está diminuindo. A maior parte da inflação é de preços administrados, que não podem ser controlados com alta da taxa de juros."



Texto Anterior: Dinâmica da doença ainda é desconhecida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.