UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

O VÔO DA ÁGUIA

Indústria dos EUA cai, e utilização da capacidade é a mais baixa desde 2001
A produção industrial norte-americana recuou 0,5% no mês passado, o maior recuo desde dezembro passado, de acordo com números divulgados ontem pelo Federal Reserve (banco central dos EUA). A queda ficou acima da expectativa dos analistas. Em fevereiro, havia ocorrido uma retração de 0,1%.
Ainda de acordo com o Federal Reserve, também houve uma queda na utilização da capacidade instalada, de 75,3%, em fevereiro, para 74,8%. Trata-se do menor nível de utilização desde dezembro de 2001.
O setor industrial é o mais fragilizado nos Estados Unidos. Houve um excesso de investimentos na década passada e agora as empresas se esforçam para se ajustar à demanda.
O presidente dos EUA, George W. Bush, defendeu ontem, mais uma vez, a necessidade de os congressistas aprovarem o plano de estímulo econômico proposto pela Casa Branca, que custaria US$ 726 bilhões em um período de dez anos.
"Precisamos de um pacote que totalize ao menos US$ 550 bilhões para assegurar o crescimento econômico", afirmou Bush. "O pacote foi proposto em janeiro e tornou-se ainda mais urgente agora."
Mas senadores e deputados já indicaram que não aprovarão um pacote desse tamanho.
(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Balanços: Microsoft registra lucro maior
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.