São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

FMI otimista 1
Em visita ao Brasil nesta semana, Kenneth Rogoff, diretor do departamento de pesquisas do FMI, não poupou elogios à política de metas de inflação adotada pelo Brasil. Ele acha que essa política é uma garantia de estabilidade do país.

FMI otimista 2
Rogoff também manifestou total confiança na recuperação da economia mundial. Segundo ele, a duração das recessões, agora, é cada vez menor. Rogoff acha que, até dezembro, os Estados Unidos estarão crescendo ao ritmo de 4% ao ano, o que irá beneficiar o Brasil.

Bom sinal
O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 11,82% no primeiro trimestre deste ano, segundo a Abimaq, associação do setor. O resultado é um bom indicador do que está por vir na economia.

Aos poucos
Luiz Carlos Delben Leite, presidente da Abimaq, diz que a recuperação é gradual. O crescimento das vendas do setor passou de 6,02% em janeiro para 9,66% em fevereiro e 18,70% em março. Isso sem ajuda das exportações, que caíram 10,38% no período.

Troca de endereço
Benedicto Moreira (AEB) diz que a queda das exportações brasileiras para os mercados tradicionais já teve sua contrapartida no primeiro quadrimestre. As vendas externas diminuíram para os EUA, a União Européia, a Aladi e o Mercosul. Mas cresceram para o Oriente Médio, a África e a Ásia.

Na praia
Adriana Behar e Shelda, dupla brasileira pentacampeã do circuito mundial de vôlei de praia, assinaram ontem o patrocínio por um ano com a marca Ourocard/Visa. O circuito tem início na Espanha no próximo mês.

Alô financiado
Mesmo antes do início das operações da Oi, operadora móvel da Telemar, a Losango (grupo Lloyds TSB) já credenciou 700 lojas para realizar a venda dos aparelhos da nova empresa por meio de financiamento.

Redistribuição
No primeiro trimestre do ano, a Compaq registrou a maior queda de vendas (53,2%) de computadores no mercado brasileiro, mas mantém uma participação de 5,3%, segundo a última pesquisa Gartner. Já a HP aumentou em 81% suas vendas e detém 4,67% do mercado.

Novo filão
A Ceratti acaba de firmar acordo com dois dos maiores produtores de avestruzes do país. A parceria irá desenvolver embutidos e cortes de carne de avestruz que serão distribuídos ainda neste ano.

Aposta
A Lupo começa neste domingo a sua nova campanha publicitária de meias femininas. A estimativa da indústria é obter um crescimento de 20% nas vendas deste outono/inverno sobre as do ano passado.

Alta fidelidade
Dennis Duffy, um dos gurus da fidelização do consumidor nos EUA, mostra hoje, na 6ª Conferência Internacional de Database Marketing, que esses programas permitem um aumento de vendas de 10% a 25%. Entre os exemplos: AT&T, Citibank e General Motors.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Novos ventos

Numa clara mudança de posição, o FMI tem sido bastante duro em relação à política protecionista praticada pelos Estados Unidos. Kenneth Rogoff, o número três do FMI, afirmou ontem, em São Paulo, que os EUA serão os mais prejudicados com essa política. Ele atacou principalmente as medidas adotadas pelo governo americano em defesa da indústria do aço e da agricultura. "O recado é muito ruim para o mundo", afirmou. Rogoff usa como argumento, em sua defesa, a história. Os países que se fecharam foram aqueles que mais perderam. Um dos melhores exemplos é a Rússia, que só ganhou depois da abertura. A tese de Rogoff é uma crítica indireta àqueles que defendem a volta da política industrial protecionista.

NO MERCADO

A maior alta do dia do Ibovespa ontem foi a dos papéis preferenciais da Telemig, que se valorizaram em 6,6%. Em seguida veio Telesp Celular PN, que subiu 6%, Brasil Telepar PN, com alta de 5,4%, e Klabin PN, + 4,7%.

FRASE

"São lamentáveis essas decisões do governo americano em relação ao aço"


Kenneth Rogoff, FMI

NÚMEROS

R$ 154,80
Foi o preço da cesta básica ontem em São Paulo, com queda de 0,17%, segundo o Procon/Dieese.

23%
Foi a alta acumulada nos preços pagos aos produtores de arroz no Sul nos últimos 12 meses.



Próximo Texto: Impostos: Receita anistia empresas para fazer caixa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.