São Paulo, sexta-feira, 16 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

TECNOLOGIA

Dilma defende padrão único para a TV digital no Mercosul

FLAVIA MARREIRO
DE BUENOS AIRES

Prestes a anunciar a escolha do padrão japonês de TV digital no Brasil, o governo saiu em campanha para que os países do Mercosul adotem o mesmo modelo, mas encontrou na Argentina um cenário desfavorável.
O chamado foi dado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em reunião com o ministro argentino do Planejamento, Julio de Vido. "O objetivo do Brasil é ter um modelo único no Mercosul", afirmou Dilma, em Buenos Aires, de onde seguiu para Montevidéu também para tratar do tema.
Para Dilma, o "cenário mais favorável" ao país é o da escolha comum, mas a atuação em conjunto com a Argentina independe do modelo adotado. "O que é fundamental é construir um ambiente de cooperação tecnológica que será extremamente favorecido se o padrão for o mesmo", afirmou.
De acordo com a ministra, o objetivo da reunião com De Vido, principal ministro de Kirchner, foi oferecer todas as informações sobre o processo no Brasil, mas, segundo ela, não há imposição do "padrão brasileiro".
Apesar de não haver declarações do governo Kirchner, é improvável que o país vizinho siga o Brasil na decisão: o modelo europeu e o americano são mais cotados no país.
Os dois países assinaram um acordo de cooperação tecnológica de TV digital, mas de lá pra cá não houve coordenação nas reuniões com representantes dos modelos disponíveis. Enquanto o Brasil se aproximava dos japoneses, os argentinos montaram uma comissão para discutir o tema.
Os fabricantes de TVs argentinos não integram a comissão, mas julgam que a escolha de um modelo distinto do brasileiro protegeria o mercado local. Hoje, o excedente de televisores do Brasil é vendido à Argentina.
Segundo Dilma, o governo deve conversar com todos os países da América Latina, mas a convergência não é "imprescindível". "Não podemos fazer disso um cavalo de batalha. No futuro, as tecnologias se convergem."


Texto Anterior: Governo: Adacir Reis deixa a Secretaria de Previdência Complementar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.