São Paulo, terça, 16 de junho de 1998

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BANCOS
Empresa quer mais recursos para participar do processo de aquisições e fusões
Goldman, Sachs decide abrir capital

de Nova York

O banco de investimentos Goldman, Sachs & Company anunciou que vai encerrar uma sociedade que já dura 129 anos para se tornar uma empresa de capital aberto.
A Goldman, Sachs deve oferecer de 10% a 15% da empresa em ações no próximo outono. A decisão faz parte de uma tentativa de se tornar mais competitiva.
Uma oferta pública deverá fortalecer seu capital de base e garantir recursos em papéis (ações), que poderão vir a ser utilizados na aquisição ou fusão com outras empresas financeiras americanas e estrangeiras.
Apesar de vir experimentando lucros recordes, com ganhos de US$ 1 bilhão em cada um dos últimos trimestres, a Goldman está em desvantagem quanto às suas concorrentes, porque não tem ações -a moeda escolhida para aquisições e fusões, por ser um meio muito mais "barato" do que o pagamento em moeda.
A Goldman, Sachs não informou seu possível valor após se tornar uma empresa de capital aberto. Especulações no mercado, baseadas em valores de ações de outros bancos de investimentos, indicam que deverá valer entre US$ 20 e US$ 30 bilhões. Também não foi informado como isso será dividido entre sócios, diretores de gerenciamento, investidores e empregados.
Nos últimos 20 anos, a empresa tentou abrir o capital por pelo menos seis vezes, mas sempre foi barrada por sócios minoritários, porque receberiam apenas uma pequena parte. Com os atuais valores das ações no mercado, o 0,25% referente à parte dos investidores minoritários pode ser avaliado em US$ 75 milhões.
Para alguns analistas, a decisão da Goldman, Sachs foi baseada também no fato de que seus sócios acreditariam que a Bolsa de Valores atingiu seu pico.
Em nota oficial divulgada ontem, o vice-presidente da Goldman, Sachs, Jon Corzine, e o vice diretor-executivo, Henry Paulson Jr, disseram que "como uma empresa aberta, a Goldman, Sachs, vai ter força financeira e flexibilidade estratégica para continuar a servir nossos clientes efetivamente e responder ao mercado e ao meio competitivo a longo prazo". (ALESSANDRA BLANCO)




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