São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei complexa gera corrupção, afirma jurista

DA REPORTAGEM LOCAL

As denúncias de corrupção envolvendo grandes empresários e representantes do governo prejudicam os negócios e a imagem de empresas brasileiras no Brasil e no exterior. E os crimes de corrupção são principalmente decorrentes da complexa legislação tributária e econômica do país, na avaliação de advogados.
"Quanto mais complexa for a legislação tributária, maior será a corrupção praticada pelo cidadão e pelo servidor. Isso abala, sim, os negócios das empresas. Tenho visto empresas interessadas em se instalar no Brasil e, quando vêem a dificuldade que isso significa, acabam desistindo de vir. O maior problema não é o descumprimento da legislação, mas a complexidade da legislação, que gera insegurança jurídica. Se a legislação brasileira fosse mais simples, a corrupção seria menor. Esses grandes casos de corrupção que aparecem acabam prejudicando a imagem das empresas e do país", disse o advogado e jurista Ives Gandra Martins.
Para o advogado Arnaldo Malheiros Filho, as empresar preferem trabalhar fora do ambiente corrupto.
"Mas a corrupção existe, e as empresas que não pagam propinas para servidores muitas vezes não conseguem fazer nada", disse Malheiros Filho.


Texto Anterior: Odebrecht diz aceitar disputa judicial com Camargo Corrêa
Próximo Texto: Ministério da Fazenda faz troca na Casa da Moeda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.