São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

PETRÓLEO SOB PRESSÃO

Levante xiita impede reabertura de duto e afeta exportação iraquiana
Um levante xiita que ocorreu ontem no Iraque impediu a reabertura do principal oleoduto da região sul do país, mantendo as exportações iraquianas de petróleo na metade dos níveis previstos para agosto, de 1,8 milhão de barris por dia. Desde que o oleoduto foi atacado, há uma semana, as vendas externas têm sido de 900 mil barris por dia.
A milícia do clérigo radical Moqtada al Sadr, que combate as forças americanas no centro e no sul do Iraque, prometeu atacar as instalações petrolíferas em resposta à ofensiva dos Estados Unidos à cidade de Najaf.
O embaixador saudita nos Estados Unidos, príncipe Bandar bin Sultan, negou ontem, em artigo publicado no jornal americano "The Washington Post", as insinuações de que a decisão de seu país de aumentar a produção de petróleo tenha como objetivo ajudar as tentativas de reeleição do presidente americano George W. Bush.
(DA REDAÇÃO)

Texto Anterior: Panorâmica - Declaração: Entrega do IR de isentos começa hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.