São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações novatas subiram 29%, diz novo índice

DA REPORTAGEM LOCAL

A aceleração da entrada de novas empresas no pregão da Bolsa de Valores de São Paulo motivou a FGV (Fundação Getulio Vargas) a criar um índice para monitorar o desempenho dessas novatas.
Chamado de Índice de IPOs (oferta pública inicial, na sigla em inglês), o indicador passará a ser divulgado a partir de hoje. O índice foi criado pelos professores William Eid Júnior e Ricardo Ratner Rochman, do Centro de Estudos em Finanças da FGV. "O investidor ainda não contava com um índice que acompanhasse apenas ações de empresas que abriram recentemente seu capital", diz William Eid Júnior.
O índice de ações irá considerar os papéis que estrearam no mercado nos últimos 36 meses. Dessa forma, quando a ação fizer três anos de pregão, deixará de integrar o índice.
As prévias do índice mostram que as ações novatas têm tido um desempenho superior ao registrado pelo Ibovespa -principal índice da Bolsa, que agrupa os 60 papéis mais negociados.
Neste ano, por exemplo, até o último dia 10, enquanto o Ibovespa obteve valorização de 16%, o índice IPO registrou uma alta de 29%.
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Agências de classificação devem ser investigadas pela UE
Próximo Texto: Reflexo: Para atrair investidores, goldman sachs deixa de cobrar taxa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.