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Redução do analfabetismo e acesso à escola regridem
Pnad mostra pequeno aumento no número de brasileiros de 15 a 17 anos fora da escola
Ministério da Educação diz que foco da alfabetização agora está nos mais excluídos e que espera ter mais fundos para escolas
DA SUCURSAL DO RIO
O Brasil continua vencendo
algumas batalhas educacionais
importantes, como a universalização do ensino de 7 a 14 anos
e o aumento da escolarização
de 5 e 6 anos, mas dá sinais
preocupantes de estagnação no
acesso de jovens à escola e na
redução do analfabetismo.
A Pnad indica que, pelo segundo ano consecutivo, há um
pequeno aumento no percentual de brasileiros de 15 a 17
anos que não estudavam. Ele
vinha caindo desde 1993, quando estava em 38,1%, até 2003,
quando chegou a 17,6%. De lá
para cá, no entanto, a taxa aumentou 0,2 ponto percentual
por duas vezes consecutivas,
chegando 18,0% em 2005.
Isso significa que, no ano
passado, 1,9 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos não estudavam. É praticamente o mesmo contingente de 2002.
Para o presidente do IBGE,
Eduardo Nunes, esse indicador, somado ao fato de que 30%
dos jovens trabalham, mostra
que é preciso discutir formas de
manter o jovem na escola com
alguma ajuda financeira. "O
trabalho de 15 a 17 anos é de
baixa remuneração. Esse jovem
está deixando de estudar e melhorar sua inserção no mercado
de trabalho no futuro."
Jorge Werthein, assessor especial da OEI (Organização dos
Estados Ibero-Americanos),
concorda com Nunes e acrescenta que a escola também não
está conseguindo ser um ambiente mais agradável.
"Essa população jovem hoje
é a mais vulnerável, mas a escola não está conseguindo retê-la.
É preciso melhorar a escola e
dar estímulo econômico para
que o jovem não a troque pelo
trabalho".
Outra preocupação que a
Pnad traz na educação é que o
analfabetismo está caindo em
ritmo mais lento. O PT assumiu
o governo em 2003 com a promessa de erradicar o analfabetismo adulto alfabetizando 20
milhões de brasileiros. O indicador de 2005, no entanto,
mostra que essa será uma promessa de campanha que não
será cumprida. Lula herdou de
FHC em 2002 uma taxa de
11,8% e um número total de
analfabetos com mais de 15
anos de idade de 14,8 milhões.
Três anos depois, a taxa caiu
para 10,9% e o número se reduziu em apenas 213 mil.
A comparação do ritmo de
queda anual da taxa nos governos mostra também que, na
gestão Lula, a proporção de
analfabetos caiu num ritmo
menor do que sob FHC.
No primeiro mandato de
FHC, o analfabetismo caiu
num ritmo de 3,5% ao ano. No
segundo, 3,8% ao ano. Nos três
primeiros anos de Lula, a taxa
caiu, em média, 2,6% ao ano.
Ministro de FHC, Paulo Renato Souza critica o atual governo por não ter, segundo ele,
dado continuidade às ações do
Alfabetização Solidária.
Para Werthein, é correta a
estratégia do governo de, desde
2005, tentar focar o trabalho de
combate ao analfabetismo nas
populações mais excluídas.
MEC
Por meio de sua assessoria, o
Ministério da Educação disse
que mudou sua estratégia de
combate ao perceber que o programa Brasil Alfabetizado, lançado em 2003, atingia principalmente o analfabeto funcional (com sérias dificuldades de
leitura e escrita), mas não chegava ao analfabeto absoluto, ou
seja, aquele que não sabe ler
nem escrever.
Ainda de acordo com a assessoria, foi essa a razão que levou
o MEC a redesenhar o programa privilegiando linhas de financiamento para projetos que
combatam o analfabetismo em
bolsões de pobreza, como comunidades quilombolas, catadores de lixo ou presos.
Sobre a evasão escolar de 15 a
17 anos, o MEC diz que um dos
instrumentos que pretende
usar para reverter o quadro de
evasão escolar é o Fundeb, ainda em discussão no Congresso.
O Fundeb substitui o Fundef,
em vigor atualmente e restrito
ao ensino fundamental. Ele colocará novos recursos de municípios, Estados e União também no financiamento da educação infantil (até cinco anos) e
do ensino médio (15 a 17).
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