São Paulo, sexta-feira, 16 de outubro de 2009

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Globo vende jornal "Diário de S.Paulo" para Traffic

Negócio marca entrada na capital da rede de jornais Bom Dia, do interior paulista

Único jornal do grupo Globo em São Paulo, "Diário" havia sido comprado por cerca de R$ 200 milhões em 2001 do ex-governador Quércia

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

As Organizações Globo decidiram vender o "Diário de S.Paulo", quinto maior jornal em circulação no Estado de São Paulo, para o empresário José Hawilla, dono da Rede Bom Dia de jornais do interior de São Paulo e da Traffic, empresa de marketing esportivo. O valor do negócio não foi revelado.
A Rede Bom Dia tem nove jornais próprios e franqueados em Jundiaí, Bauru, Rio Preto, Fernandópolis, Marília e Catanduva, com circulação média somada de 16.918 exemplares diários no Estado de janeiro a agosto, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação).
A compra do "Diário", que emprega 380 funcionários, deve marcar a entrada da rede na capital. O jornal tem circulação média de 59.230 exemplares no Estado, atrás de Folha (233.757), "O Estado de S.Paulo" (199.295), "Agora" (do grupo Folha, com 85.730) e "Lance" (65.852).
Fundado em 1884, o então "Diário Popular" foi comprado em 2001 pelo grupo Globo do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia por cerca de R$ 200 milhões. Único título do grupo carioca em São Paulo, a proposta era concorrer no Estado tanto com os jornais populares quanto com os de circulação nacional. Para isso, decidiu-se remover o "Popular" e mudar o nome para "Diário de S.Paulo". Diante da dificuldade para se reposicionar no mercado paulista, o jornal redefiniu seu padrão visual e editorial, e voltou-se de novo ao segmento popular em 2007.
Além dos jornais e da Traffic, J. Hawilla, como é conhecido, é dono da TV TEM, afiliada da Rede Globo em São José do Rio Preto, Bauru, Itapetininga e Sorocaba. O empresário iniciou a carreira como jornalista esportivo e se tornou chefe de Esportes da TV Globo antes de se voltar para o marketing esportivo. Passou a ser o grande intermediador da transmissão de jogos pelas televisões.
Tinha acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na década de 1990 pelo qual recebia percentual em todos os contratos de transmissão de jogos. Hoje, compra e vende direitos de jogadores de futebol que empresta a clubes. Só com jogadores movimentou dois fundos de R$ 40 milhões.
Em nota à equipe do "Diário", o diretor-geral da Infoglobo, Paulo Novis, disse que a Traffic pretende usar o "Diário" na "expansão territorial e ampliação da relevância" da rede no mercado paulista. "[A venda] Está em linha com a estratégia da Infoglobo de focar seus esforços nas áreas e segmentos onde é líder inconteste e ampliar seus investimentos em novos negócios analógicos e digitais", afirmou Novis.


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