São Paulo, sábado, 16 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro vê falta de solidariedade

DE BUENOS AIRES

"O mundo não tem sido solidário com a Argentina", avaliou ontem o ministro Jorge Matzkin (Interior). Apesar de ter atrasado o pagamento do empréstimo do Banco Mundial (Bird), a Argentina desembolsou US$ 78 milhões para pagar os juros, o que seria, na avaliação do ministro, "um sinal da firme vontade da Argentina para fechar um acordo".
O ministro, no entanto, insinuou que o FMI dificulta demais a negociação. "Cada vez que vamos sentar, nos tiram o banco."
Na avaliação de Matzkin, o pais já fez um grande esforço para atingir as metas do Fundo. Esforço, no entanto, que não estaria sendo reconhecido pelos negociadores. O Fundo não estaria levando em conta, por exemplo, a estabilização do câmbio -que é controlado pelo Banco Central e tem oscilado pouco nos últimos meses- e o controle da inflação.
Para o ministro, pagar o empréstimo do Bird com reservas causaria uma queda de divisas que deixaria o país "indefeso".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Decisão judicial causa protestos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.