UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uruguai fecha acordo bilateral com o México

DA REDAÇÃO

O Uruguai se converteu ontem no primeiro membro do Mercosul (bloco comercial no qual tem como parceiros Brasil, Argentina e Paraguai) a firmar um tratado de livre comércio com o México. O acordo foi formalizado pelo presidente uruguaio Jorge Battle e seu parceiro mexicano Vicente Fox durante a 13ª Cúpula Ibero-Americana, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Segundo comunicado emitido pelo México, o acordo inclui a liberalização, imediata, de todo o setor industrial (de interesse dos mexicanos) e de uma lista de 240 produtos agropecuários -estes, de interesse do Uruguai. O tratado se estende aos setores de serviços, comércio e investimento.
O México assegurou nas negociações que fossem excluídos da lista de produtos liberalizados itens sensíveis a seus produtores, como milho, feijão, carnes de aves e gorduras animais.
Em contrapartida, concedeu ao Uruguai a diminuição, em um ponto percentual por ano, durante três anos, da tarifa de importação de carne bovina -o principal produto das vendas uruguaias. Dessa forma, a tarifa de importação, hoje em 10%, recuará para 7% em 2006.
O comércio bilateral entre os países totalizou US$ 200 milhões em 2002. "Esse acordo abre espaço para a integração efetiva entre o Norte e o Sul", disse o chanceler uruguaio, Didier Opertti.


Texto Anterior: Irmão de Bush defende agronegócio da Flórida
Próximo Texto: Grupo do Rio busca apoio para área social
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.