São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 2000

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Critérios empregados são diferentes



DA REPORTAGEM LOCAL

O Ibope eRatings, que disputa espaço no mercado na América Latina com a Media Metrix, monitora apenas as atividades dos internautas na rede mundial de computadores. Não mede também o uso de aplicativos como o ICQ (programa que permite aos internautas "conversar" on line).
A empresa afirma não estar interessada em desvendar os hábitos do usuário de computador fora da Internet. Na avaliação do Ibope, o que interessa ao mercado publicitário é saber qual o lugar e a hora mais apropriados para anunciar ou lançar campanhas de fidelização do cliente.
"Não consideramos a utilização de aplicativos, como o ICQ, simplesmente porque não existe a possibilidade de veicular um anúncio por meio do ICQ", declara Tolis Vossos, diretor do Ibope.
As principais divergências entre os rankings das duas empresas ocorrem justamente porque, diferentemente do Ibope, a Media Metrix considera o uso desses aplicativos para a audiência.
A posição da AOL no ranking das duas empresas é um exemplo de como a diferença de metodologia pode causar divergências. A AOL é a empresa proprietária do ICQ. Como o Ibope não considera o uso desse programa, a empresa ficou em nono lugar no ranking da empresa de outubro. No da Media Metrix, a AOL aparece no segundo lugar.
Outra fonte de divergência, ainda que menor que a inclusão dos aplicativos no cálculo, ocorre porque o Ibope mede a audiência em todo o Brasil, enquanto a Media Metrix preferiu concentrar-se em dez grandes regiões metropolitanas onde avalia que o uso de Internet é mais intenso. Assim, apenas o Ibope tem uma medição de audiência nacional.
O programa utilizado pelo Ibope eRatings também monitora os chamados "banners", que são os anúncios veiculados nas páginas da Internet. A empresa estima o número de pessoas que viram um anúncio de uma empresa e quantos internautas o clicaram.
É possível, por meio da estimativa do Ibope, avaliar o quanto um anúncio foi eficiente, já que ela permite calcular qual a proporção de pessoas que clicaram um "banner" e visitaram, assim, a página do anunciante na Web.


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