São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARRIL DE PÓLVORA

Com pedido, petrolífera tenta evitar leilão de unidade produtiva

Yukos pede concordata nos EUA

DA REDAÇÃO

A empresa petrolífera russa Yukos entrou com um pedido de concordata nos Estados Unidos para tentar impedir o leilão de sua principal unidade produtiva. O leilão deve terminar no domingo. Uma juíza de falências do Texas ouvirá os argumentos da Yukos hoje para decidir se pede a suspensão temporária do leilão.
Mesmo se ela decidir a favor da Yukos, a empresa pode ter dificuldade para enviar a documentação adequada para suspender o leilão por causa da diferença de nove horas entre o Estado do Texas e Moscou. E o governo russo pode simplesmente ignorar o pedido.
A Yukos fez o pedido à Justiça americana porque entende que não há como parar o leilão por meio do sistema legal russo. A empresa tentará provar que pode ser julgada nos EUA porque seu diretor financeiro trabalha no Texas e ela faz a maior parte de seus negócios no país. A concordata protegeria a empresa de processos de credores.
A unidade Yuganskneftegaz está sendo posta em leilão porque a empresa deve US$ 27,5 bilhões em impostos. A Yukos diz que a cobrança é injusta.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Celulares: Sprint compra Nextel por US$ 36 bi
Próximo Texto: Preço em Londres sobe 7,6%, maior alta desde 1991
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.