São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

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VAREJO

Cássio Casseb acerta com o empresário Abilio Diniz para comandar rede de supermercados com mais de 500 lojas no país

Ex-presidente do BB assumirá Pão de Açúcar

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O novo presidente do grupo Pão de Açúcar, a maior rede varejista do país, será o ex-presidente do Banco do Brasil Cássio Casseb, 50, que esteve no comando da instituição financeira por 22 meses, até novembro de 2004.
Casseb é conhecido no mercado pelo perfil de uma liderança enérgica e agitada -bem próximo ao perfil do empresário Abilio Diniz, dono da cadeia varejista que fatura ao ano R$ 15 bilhões, com mais de 500 lojas e 60 mil empregados.
A empresa não comenta rumores a respeito da escolha e informa que deve anunciar oficialmente o nome do novo contratado na próxima terça-feira, dia 20.
Formado pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), Casseb teve uma atuação mais próxima do varejo no período em que comandou a empresa de cartões de crédito Credicard -antes de ser chamado por Antonio Palocci, ministro da Fazenda, para ficar à frente do Banco do Brasil. Casseb também já ocupou a tesouraria do Citibank e atuou na reestruturação dos grupos Vicunha e Inepar.
Visto como impaciente, com aversão a longas discussões e escalas hierárquicas, Casseb é considerado pelos mais próximos como um executivo que gosta de tomar decisões rápidas.
Uma série de outros nomes de executivos surgiram nos últimos meses em rumores no mercado sobre a definição do comando do Pão de Açúcar. Fernando Tigre, presidente da Kaiser, e Antonio Maciel Neto, presidente da Ford para a América do Sul, chegaram a ser citados por "headhunters", caçadores de talentos, para ocupar a vaga deixada há quatro meses por Augusto Cruz -o homem forte de Abilio Diniz, que deixou a rede varejista por "razões pessoais".
Casseb não fazia parte dessa lista comentada pelos especialistas em carreiras. O nome do executivo foi mantido em sigilo durante praticamente todo o processo, até ontem, quando a Folha apurou a informação do acordo fechado entre Casseb e a direção do Pão de Açúcar.
Ele terá nas mãos uma empreitada nada fácil. Terá de lidar com um momento de reestruturação nos gastos e despesas da rede. A empresa implantou neste ano o chamado "Orçamento Base Zero": cortou serviços, como os de agências de publicidade, e iniciou um processo interno de centralização de compras para reduzir despesas.
Além disso, o novo contratado ainda terá de aprender a trabalhar com Abilio Diniz, que se autodenomina "o homem que mais entende de varejo no país". Com fama de ser duro nos negócios, Abílio queria alguém para o cargo de comando da rede que não fosse do comércio supermercadista para entrar na empresa "sem vícios".

Resultado de novembro
Ontem, a CBD (Companhia Brasileira de Distribuição) -dona das redes Pão de Açúcar, Extra, Eletro, CompreBem e Sendas- anunciou queda nas vendas em novembro.
O elevado nível de endividamento da população combinado à deflação dos produtos alimentícios, segundo o grupo, derrubaram as vendas reais. No mês passado, houve queda de 4,5% em relação a igual mês de 2004. Em outubro, a queda fora de 6%.
Esse cálculo considera somente o faturamento dos supermercados existentes em novembro de 2004 e exclui a receita gerada pelas unidades abertas ou adquiridas nos últimos 12 meses.


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