São Paulo, quinta-feira, 17 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Enterro do presidente do Conselho de Administração da "Gazeta Mercantil" reuniu de industriais a banqueiros

Aos 90, morre o empresário Herbert Levy

Sergio Andrade/Folha Imagem
Amigos e parentes acompanham o enterro de Herbert Levy, em SP


DA REPORTAGEM LOCAL

Herbert Victor Levy, 90, presidente do Conselho de Administração do jornal "Gazeta Mercantil", morreu na noite de terça-feira em decorrência de problemas crônicos (falência) nos rins nos e pulmões. O empresário estava internado no Hospital Santa Isabel da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A morte foi comunicada pelo hospital às 23h50 de anteontem.
O corpo do empresário foi velado na manhã de ontem no cemitério Gethsemani, no bairro do Morumbi (zona sul de São Paulo). O enterro ocorreu às 16h. Líderes industriais como Olacyr de Moraes, Olavo Setubal, presidente do grupo Itaúsa, e Antônio Ermírio de Moraes, presidente do grupo Votorantim, estiveram no local. Cerca de 300 pessoas participaram do enterro, segundo a administração do cemitério.
"A despeito de todas as dificuldades encontradas no país, Levy foi um grande realizador e obteve várias vitórias", disse Olacyr de Moraes, durante o velório. "Levy era uma figura ímpar pelas suas qualidades morais, espírito público e afinidade com os amigos, entre os quais eu me coloco", afirmou Olavo Setubal, que, no passado, chegou a sentar na mesma mesa de negociação de Levy.
Na década de 70, Setubal comandou, ao lado do jornalista, o Itaú-América -empresa que surgiu da fusão do Federal Itaú Sul-Americano, de Setubal, e o Banco da América, de propriedade de Levy. A empresa se tornou mais tarde o Banco Itaú.
Presidentes de outros bancos que tiveram contato com o empresário estiveram em seu velório. Entre eles, Lázaro Brandão e Marcio Cypriano, presidente do Conselho de Administração do Bradesco e atual presidente da instituição, respectivamente.
Com sua morte, Levy deixa os filhos Maria Stella, Luiz Carlos, Herbert Filho, Luiz Fernando, Paulo Roberto, Maria Christina, Maria Lúcia, Nelson Luiz e Maria Cecília. O empresário era casado havia 67 anos com Wally Levy.
Quando jovem, Levy chegou a trabalhar como balconista em loja de produtos elétricos e tradutor de legendas de filme americano em tempo de cinema mudo.
Ex-deputado federal pela UDN (União Democrática Nacional), ex-secretário da Agricultura nos anos 60 e jornalista, Levy adquiriu a "Gazeta Mercantil" em 1929.



Texto Anterior: Aviação: Gol irá receber seu primeiro Boeing-737/800 na próxima semana
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.