São Paulo, sábado, 17 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo decide reduzir em 50% IPI para jipes

Carros, caminhões e Kombi já haviam obtido benefício

JULIANA ROCHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros, caminhões e Kombis, o governo decidiu diminuir o tributo também para jipes. As especificações detalhadas no decreto atendem ao modelo Troller- um jipe produzido pela fábrica de mesmo nome.
O corte do imposto foi publicado ontem no "Diário Oficial" da União. A alíquota caiu de 15% para 7,5%. A redução de 50% do IPI, o mesmo percentual aplicado nos demais automóveis exceto 1.0, estará em vigor até o fim de março.
A Receita Federal informou que não tem estimativa de quanto deixará de receber de IPI dessa última medida especificamente. A renúncia fiscal das medidas de incentivo a vendas de automóveis soma cerca de R$ 1 bilhão até 31 de março.
A Folha apurou que, desde que o governo reduziu o IPI para automóveis, no início de dezembro, a Troller, subsidiária da Ford, pede ao Ministério da Fazenda a redução do imposto.
A decisão de conceder o benefício demorou porque o ministério entendia que é um modelo caro, direcionado para a população de alta renda.
Ao conceder o benefício para a Troller, a Fazenda aceitou o argumento de que a empresa poderá enfrentar dificuldades com a crise, principalmente porque vende apenas este tipo de jipe e não tem outras opções para diversificar o mercado.
Procurada pela Folha, a Troller não quis se pronunciar sobre o processo de negociação com o governo nem sobre os possíveis resultados da redução de IPI nas vendas. Segundo informações da empresa, as vendas cresceram no ano passado se comparadas com o ano anterior. Em 2008, foram vendidos 1.139 jipes deste modelo. Em 2007, 950 unidades.
Na primeira leva de benefícios, concedida no início de dezembro, foi zerado temporariamente o IPI para carros populares, de mil cilindradas ou os chamados 1.0. O imposto cobrado anteriormente era de 7%. Para os veículos entre 1.000 e 2.000 cilindradas, a redução foi de 13% para 6,5% nos carros a gasolina e de 11% para 5,5% nos carros flex e a álcool. O IPI de caminhões caiu de 5% para 0%. A redução do IPI, para todos os veículos, vale até 31 de março.


Texto Anterior: Vendas caem na 1ª quinzena do mês em SP
Próximo Texto: Agricultura: Seca vai causar quebra de 8% na safra, afirma Stephanes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.