São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS

Montadora planeja vender 30 mil unidades neste ano

Volkswagen anuncia exportação do modelo Gol para mercado iraniano

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A Volkswagen anunciou que o Gol começará a ser montado e comercializado também no Irã a partir da próxima semana. Líder de vendas no Brasil, o modelo é o primeiro carro nacional a chegar ao mercado iraniano.
De acordo com a companhia, os veículos serão exportados do Brasil para o Irã em CKD (desmontado). Todas as peças continuarão a ser produzidas na fábrica da empresa localizada em Taubaté (a 130 km de São Paulo), no Vale do Paraíba.
Os testes do Gol em solo iraniano, que tiveram início no segundo semestre do ano passado, foram concluídos no início de fevereiro. Segundo a VW, nenhum problema de engenharia foi identificado, e o início da comercialização foi permitido. A iraniana Karman Motor será a responsável pela venda do modelo naquele país.
A previsão da VW é que sejam montadas 30 mil unidades do Gol no Irã apenas neste ano. O resultado colocaria o país islâmico entre os três principais destinos das exportações do modelo, atrás apenas de México e Argentina -que em 2004 compraram, respectivamente, 59 mil e 33 mil unidades do Gol.
A multinacional alemã não divulgou o valor do negócio ou a previsão de lucro. No ano passado, foram produzidas 285.444 unidades do Gol, das quais 108 mil foram exportadas.
Segundo a VW, o modelo sofreu algumas modificações para suportar a variação de temperatura verificada no Irã -em algumas áreas, a temperatura supera os 40º C e, em outras, fica bem abaixo do 0º C. Entre elas estão a inclusão de um radiador auxiliar (calor) e a substituição de plásticos, borrachas e espumas (para o frio).
Diferentemente do que acontece no Brasil, onde o Gol é oferecido em diversas opções de acabamento e conjunto de opcionais, o veículo exportado para o Irã terá ar-condicionado, vidro elétrico, direção hidráulica e air-bag duplo de série.
A balança comercial entre os dois países é imensamente favorável ao Brasil. De acordo com a Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Irã, em 2004 as exportações brasileiras para aquele país somaram US$ 1,13 bilhão. Os principais produtos são: soja e derivados, milho, carne bovina e autopeças.
No mesmo período, o Brasil importou dos iranianos cerca de US$ 10 milhões. O carro-chefe das exportações iranianas são as frutas secas e os tapetes persas.


Texto Anterior: Recurso insiste em apreensão na Vasp
Próximo Texto: Feirão reúne concessionárias de 4 fabricantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.