São Paulo, sexta-feira, 17 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa supera 46 mil pontos pela 1ª vez em seis meses

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Resultados corporativos animadores deram impulso às Bolsas de Valores ontem. Na esteira do rumo favorável no exterior, a Bovespa subiu 1,66% e superou os 46 mil pontos, o que não ocorria desde outubro.
Nesse clima, o dólar acabou por se depreciar diante do real. Cotado a R$ 2,177, encerrou com baixa de 0,91%.
Em Wall Street, o índice Dow Jones encerrou com alta de 1,19%, embalado pelo setor bancário, que renovou sua atratividade após o resultado trimestral, melhor que o esperado, do JPMorgan Chase. Outro destaque foram os números trimestrais do Google, que ajudaram a Nasdaq a subir 2,68%.
"A Bovespa foi puxada pela alta do mercado americano, que se valorizou em razão de balanços animadores. A Bolsa apenas não subiu mais por aqui devido ao fraco desempenho de Petrobras e Vale", afirma Saulo Sabbá, diretor de renda variável da Máxima Asset.
Os investidores preferiram ignorar ontem números ruins, como a queda de 10,8% na atividade de construção de moradias nos EUA em março e a retração de 2,3% na produção industrial na zona do euro em fevereiro. De positivo, foi divulgado que os pedidos de seguro-desemprego feitos pelos norte-americanos recuaram em 53 mil na semana passada.
Sabbá explica que há alguns indicadores econômicos que sinalizam que o pior da crise passou. "Mas os dados que têm saído continuam mostrando que a economia americana ainda está fragilizada", afirma.
Apesar do desempenho mais fraco da Vale, que subiu apenas 0,77%, o segmento de siderurgia e mineração teve um pregão de bons resultados. O crescimento de 6,1% do PIB chinês no trimestre manteve a atratividade do setor, devido à importância do mercado asiático para seus resultados.
A ação PNA da Usiminas foi uma das maiores beneficiadas e computou valorização de 6,38%; Gerdau ON, subiu 4,20%; e Companhia Siderúrgica Nacional ON, 2,41%.


Texto Anterior: Grupo de empresários propõe plano para Brasil sair da crise
Próximo Texto: Balanços: JPMorgan e Google lucram acima do previsto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.