São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

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COMÉRCIO

Dados mostram menor alta nas vendas desde 2003, e lojas não fazem caixa

Dia das Mães frustra comércio em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A alta de 2,3% nas vendas para o Dia das Mães na região metropolitana de São Paulo foi o pior resultado para o período desde 2003. Esse aumento foi verificado na receita real das lojas em relação ao ano anterior, esclarece a Fecomercio SP. Venderam-se muitas "lembrancinhas" -as lojas estavam cheias-, mas o comércio não consegue fazer caixa com isso, porque o preço unitário da venda é baixo.
Nos anos anteriores, a taxa de expansão foi maior. A razão para o resultado está no endividamento da população, que cresce desde 2005, diz a federação.
A Autofax, empresa especializada em soluções de crédito, registrou em pesquisa redução de 26% no volume de consultas do comércio para vendas no período. Cada vez que uma loja completa uma operação de venda, ela consulta companhias de proteção ao crédito para liberar a compra.
Termômetro do desempenho do mercado interno, o Dia das Mães é a data mais importante para o varejo, após o Natal.
Os dados positivo sobre o desempenho na data partiram da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da Serasa, em levantamentos internos.
Segundo a ACSP, na média, entre vendas a prazo e à vista, a alta foi de 7,2%. Mas o número de consultas ao SCPC, que mede a demanda por parcelamento, aumentou só 0,1% na semana de 8 a 14 de maio sobre o período de 2005 (2 a 8 de maio). As consultas ao UseCheque (operação à vista) subiram mais: 14,3%. A média deu 7,2%.
O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio apontou uma alta de 5,23% nas vendas do comércio em todo o país, na semana do Dia das Mães, de 08 a 14 de maio de 2006, em relação ao período equivalente de 2005 (02 a 08 de maio).
Os números publicados pelas companhias nem sempre seguem a mesma tendência porque a base de análise é diferente -o comerciante que aciona uma empresa de crédito ou que faz parte de um levantamento. Além disso, a base geográfica pode ser diferente. Na Serasa a verificação é nacional -na Fecomércio, local.

Promoções
As promoções -que ajudaram a "salvar" o resultado nos últimos anos- perderam fôlego em 2006. Neste mês, 43% das empresas fizeram alguma oferta para elevar as vendas em São Paulo, informa a Fecomercio SP. No Dia das Mães de 2005, quase 70% dos lojistas ouvidos usaram ações promocionais.
Quanto ao investimento em propaganda, 30% das lojas optaram por esse caminho -em 2005, 55% fizeram o mesmo.
(ADRIANA MATTOS)


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