São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INSS

Fraude em crédito pode ter prejudicado 56 aposentados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pelo menos 56 aposentados e pensionistas da Previdência Social podem ter sido vítimas da fraude envolvendo o PrevFone e o programa de crédito consignado do INSS. O ministro da Previdência, Luiz Marinho, informou ontem que as investigações até agora apontam para esse número e indicam que o problema está concentrado em dois bancos que realizam empréstimos com desconto em folha de pagamento.
O PrevFone é o 0800 usado pela Previdência para atender seus segurados. O sistema funciona 24 horas por dia e é operado, em Brasília, por uma prestadora de serviços contratada pelo ministério. Não há participação ou supervisão de funcionários públicos. Segundo o relato do ministro, a fraude contava com a ajuda de 11 pessoas que trabalhavam na central de atendimento.
Durante a madrugada, essas pessoas acessariam o cadastro da Previdência, anotariam dados pessoais de segurados e deixavam a sala para passar as informações por celular para um contato do banco. A partir daí, o banco fazia o desconto no benefício do aposentado.
Marinho disse que as fraudes não prosperaram porque as regras do crédito consignado estabelecem que, sem a assinatura do segurado autorizando o desconto, o banco que tenha feito o desconto é obrigado a ressarcir o aposentado ou pensionista. (JS)


Texto Anterior: Pedágio em rodovias vai pagar lombada eletrônica
Próximo Texto: Após pressão, fabricante acelera recall
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.