São Paulo, segunda, 17 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eventos incentivam intercâmbio

da Reportagem Local

Alguns programas de incentivo à exportação também estão dando ênfase ao comércio bilateral, ou seja, tentam atrair investimentos para as pequenas e médias empresas.
Um desses programas é o Pmex (Programa de Desenvolvimento das Exportações da Pequena e Média Empresa), elaborado pelo World Trade Center.
Na semana passada, o programa foi apresentado entre empresários estrangeiros reunidos em Curaçao, nas Bahamas.
A intenção do programa, além de incentivar as exportações, é atrair investimentos para o mercado brasileiro.
O objetivo é alavancar negócios para 53 mil pequenas e médias empresas em cinco anos, gerando até US$ 8 bilhões.

Trocando experiências
Vários seminários e encontros entre pequenos e médios empresários brasileiros e estrangeiros também estão sendo programados pelas câmaras e associações dos setores até o final deste ano.
No mês de outubro, por exemplo, acontecerá o Mercotrade 98, feira que reunirá pequenos empresários de várias partes do mundo no Brasil.
O encontro está sendo organizado pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Câmara de Comércio Brasil-Itália.
A câmara da Argentina também prevê a organização de outros seminários para empresários do Mercosul até o final do ano.
Na semana passada, a câmara patrocinou algumas palestras sobre as principais questões sobre a legislação no caso dos investimentos externos na América Latina.

Dúvidas
"O comércio entre os países do Mercosul ainda vai crescer muito. Mas os empresários ainda têm muitas dúvidas sobre como realizar o intercâmbio", afirma Roberto Quiroga, um dos organizadores do seminário.
(CP)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.