São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SIDERURGIA

Quarta maior produtora de aço do país pretende fechar 2002 com vendas quatro vezes superiores para o exterior

Exportação da Cosipa bate 1 mi de toneladas

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO PAULO

A Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista) anunciou ontem ter ultrapassado neste mês a marca de 1 milhão de toneladas de aço exportadas em 2002, número que projeta o fechamento do ano com um total de 1,38 milhão de toneladas vendidas para 23 países.
Se confirmada a previsão, as exportações terão crescido no final de dezembro quatro vezes sobre 2001, quando as vendas externas totalizaram 334 mil toneladas.
O desempenho marca uma virada no perfil comercial da empresa, agora voltado para a ampliação dos negócios com clientes estrangeiros. Atualmente, 40% da produção anual é exportada.
Responsável por uma fatia de 13% da produção brasileira, a Cosipa é o quarto fabricante nacional de aço -atrás de CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), com 18%, CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão), com 17%, e Usiminas, com 16%.
Segundo o diretor-presidente Omar Silva Júnior, a meta da empresa é se converter, até 2005, no segundo maior exportador brasileiro de aço, atrás apenas da CST.
Apesar da ampliação do comércio com o exterior, o resultado deste ano ainda é inferior a outros obtidos após a privatização da companhia, em 1993. Em 1994, a Cosipa exportou 1,39 milhão de toneladas e, em 1996, 1,45 milhão.


Texto Anterior: Telecomunicações: Telemar Rio não cumpre meta e é multada em R$ 241 mil pela Anatel
Próximo Texto: Gerdau empresta R$ 45,3 mi para o próprio haras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.