UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRAGA

Amarelão pode afetar 40% da safra de melão

DA REPORTAGEM LOCAL

A produção de melão deste ano está sendo afetada por uma doença: o amarelão do meloeiro. Antonio Carlos de Ávila, pesquisador da Embrapa Hortaliças, estima que 40% da produção nacional deste ano seja afetada.
Em 2001 (último dado disponível), a produção de melão no Brasil foi de 264 mil toneladas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A causa da doença ainda não foi completamente diagnosticada. Pesquisadores afirmam, no entanto, que provavelmente ela é causada por um vírus, transmitido pelo vetor mosca-branca.
A doença ataca primeiro as folhas mais velhas do meloeiro, que ficam amareladas. Depois, as folhas mais novas também são atacadas. Os sintomas do amarelão costumam aparecer seis meses após o plantio.
Segundo Ávila, o amarelão não afeta a quantidade produzida, mas o teor de açúcar da fruta, que cai. "A fruta fica completamente sem gosto." Isso, diz Ávila, pode comprometer a exportação de melão, já que a fruta tem de ter um teor mínimo de açúcar para ser comercializada no exterior.
A quantidade de açúcar na polpa da fruta é expressa em grau brix (º B). O melão brasileiro, diz Ávila, tem em média 12º B. "Com a doença, cai para 5º B ou 6º B."
Para controlar o amarelão, é preciso combater a mosca-branca, o que é feito com químicos, especialmente o Confidor e o Aplaude, explica Antonio Apoliano dos Santos, da Embrapa Agroindústria Tropical.
O Nordeste é responsável por 94% da produção nacional, especialmente o Rio Grande do Norte e o Ceará. A maior parte vai para exportação. No ano passado, foram exportados 98 mil toneladas da fruta, especialmente para Holanda, Reino Unido, Espanha e Itália. O valor total gerado com as exportações da fruta foi de US$ 37 milhões.


Texto Anterior: Campeões de audiência: Gugu e Ratinho disputam touro de US$ 1 mi
Próximo Texto: Cor e sabor
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.