São Paulo, sábado, 18 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇO

Brasileira não se pronuncia

Corus quer propor de novo fusão com CSN

DA FOLHA ONLINE

A siderúrgica anglo-holandesa Corus considera apresentar uma nova proposta de fusão para a brasileira CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). A primeira proposta, feita em novembro de 2002, acabou frustrada. A informação foi divulgada ontem pelo jornal inglês "The Independent".
Desta vez, baseada na experiência passada, a empresa deve tentar obter um acordo de parceria, em vez de simplesmente comprar a CSN, como proposto em 2002.
O executivo-chefe da Corus, Philippe Varin, disse ao diário britânico que o Brasil é uma das três regiões nas quais a empresa está interessada em uma coligação com uma produtora de placas de aço a baixo custo, o que aumentaria sua eficiência. As outras regiões são a Índia e repúblicas da antiga União Soviética.
"Discussões sobre atividades exploratórias estão em andamento. Estamos prontos para entrar em parcerias locais apropriadas quando for necessário."
Em novembro de 2002, a Corus cancelou a fusão -que tinha negociado desde julho daquele ano- com a CSN. "Incertezas" no setor siderúrgico e no mercado financeiro internacional foram as razões alegadas pela empresa para sair do negócio.
A CSN tinha interesse na operação, que abriria caminho para os mercados norte-americano e europeu, onde a presença da Corus é significativa.
Procurada ontem pela reportagem, a assessoria de imprensa da CSN disse que a empresa não falaria sobre o assunto.


Texto Anterior: Trabalho: Indústria paga mais, mas emprego não sobe
Próximo Texto: Energia: Procuradoria vai apurar negociações na Light
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.